Comitiva de Minas Gerais busca em Aparecida experiência em gestão e tecnologia

Por Thiago Oliveira

28 de fevereiro de 2023

Foto: Wigor Vieira

A cidade de Aparecida de Goiânia recebeu na manhã desta terça-feira, 28, uma comitiva de prefeitos, secretários e empresários do sul de Minas Gerais. Durante a reunião, os visitantes puderam observar os índices de crescimento nas diversas áreas da cidade, o projeto Cidade Inteligente em implantação e o modelo de gestão que eleva o município a condição de expoente dentre as maiores cidades do Estado.

Essa é a terceira visita de chefes executivos de outros estados que Aparecida recebe em três meses. O exemplo das ações implantadas na cidade ao longo dos anos chama a atenção de outros municípios do Brasil.

Os prefeitos Everton de Assis (Paraisópolis), Rosiel de Lima (Poço Fundo); o secretário de Turismo e Relações Institucionais de Camanducaia, Marcos Vinicius do Nascimento e Jean Carlos, secretário de comunicação de Camanducaia foram recepcionados pelo prefeito Vilmar Mariano, pelos secretários André Rosa (Fazenda), Sandro Cristopher (Ciência e Tecnologia) e Roberto Cândido (Segurança Pública).

“Com essas visitas nós buscamos mostrar aos colegas prefeitos, secretários e parlamentares que Aparecida tem um bom funcionamento e uma boa gestão. Nossa missão é fazer de Aparecida uma cidade do futuro, modelo para as novas gerações”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

Durante a visita, o secretário André Rosa mostrou aos visitantes os índices de crescimento de Aparecida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), de emprego, abertura de CNPJs e os investimentos que Aparecida tem feito para desenvolver a cidade.

Tecnologia e conectividade

A comitiva pôde conhecer também o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), modelo de gerenciamento de imagens e dados das mais de 400 câmeras ativas, controladas pela Guarda Civil Municipal. A segurança pública foi um dos principais distúrbios levantados pelos prefeitos visitantes que puderam enxergar os potenciais da tecnologia e processamento de dados para a diminuição da criminalidade.

Com a instalação de câmeras controladas remotamente e a implementação de mais de 750km de fibra óptica, Aparecida apresenta uma diminuição dos índices de criminalidade e vandalismo nas ruas e espaços públicos. O modelo de monitoramento foi enaltecido pelos visitantes que viram grande funcionalidade para os seus municípios, principalmente na área rural.

Outro ponto abordado na visita foi o modelo de Cidade Inteligente, adotado por Aparecida de Goiânia. Um dos exemplos citados foi a Cidade Administrativa Maguito Vilela. O prédio que abriga o poder executivo municipal é cercado por uma praça, tem sistema de captação de água das chuvas para uso interno e utiliza painéis fotovoltáicos para captar energia solar, tornando assim a edificação ecologicamente correta e autossustentável.

“Nós ficamos agradecidos por poder observar a magnitude da administração de Aparecida. Somos um município de 17 mil habitantes, mas as lições aprendidas aqui serão adequadas a nossa realidade para que possamos assim como Aparecida, modernizar nossa cidade”, pontuou o prefeito de Poço Fundo, Rosiel de Lima.