Comitiva vistoria obras financiadas pela CAF em Aparecida de Goiânia

Por Secom/Aparecida

18 de outubro de 2022

Foto: Jhonny Medeiros

Na manhã desta terça-feira,18, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recepcionou representantes da Corporação Andina de Fomento – CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) que realizou a vistoria de obras em andamento na cidade com financiamento da instituição internacional.

Ao lado de auxiliares da gestão municipal, o prefeito liderou a comitiva que visitou obras concluídas como o Eixo Leste-Oeste 04, que liga a Avenida Santana ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a ponte recém-inaugurada entre o Jardim Helvécia e Bairro Cardoso que integra o Eixo Leste-Oeste 01. Também foram vistoriados trechos dos eixos 2, 3 e 5 (2A).

Aparecida de Goiânia
Representantes da CAF registraram as obras e posteriormente irão produzir relatório técnico (Foto: Jhonney Macena)

“Destacamos aos executivos da CAF a importância dessas obras de mobilidade para o presente e futuro de nossa cidade. E eles tiveram a oportunidade de verificar como está o andamento de cada frente de trabalho que vai representar mais qualidade de vida para milhares de pessoas”, aponta o prefeito Vilmar Mariano sobre o tour nos canteiros de obras.

A vistoria é algo previsto nos contratos firmados com a CAF e serve para medir a execução das obras. “Eles vieram para fiscalizar as obras dos eixos e certificar que tudo está sendo feito conforme o contrato”, acrescenta o prefeito.

Vilmar ainda detalhou que as obras do Eixo Leste-Oeste 01, que vai permitir ligação direta entre a GO-040, no Jardim Maranata e Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia, é uma das mais avançadas. “Falta pouco para entregarmos, estamos acertando com a ENEL o deslocamento de alguns postes para concluirmos”, explicou.

Aparecida de Goiânia
Ponte que liga Bairro Cardoso e Jardim Helvécia foi inaugurada recentemente (Foto: Claudivino Antunes)

Além de visitar as obras de construção dos novos eixos viários, os representantes da CAF também vistoriaram a divisa entre o Setor Industrial Santo Antônio e Veiga Jardim onde será construída uma ponte sobre o córrego Santo Antônio, permitindo ligação rápida e segura entre os dois bairros.

O grupo também conheceu o percurso entre o Eixo Leste Oeste 02 e 03, que se encontra com o 01 no Goiânia Park Sul e o Setor Madre Germana que irá receber o Eixo Leste Oeste 02A. Essa obra, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Secretaria da Fazenda, está em fase de licitação e terá cerca de sete quilômetros pavimentados quando concluída.

“As obras estão bem no aspecto da qualidade. Creio que as obras serão feitas conforme a qualidade que foi pactuado”, resumiu o executivo da CAF, Victor Vacca Pereira.

Aparecida de Goiânia
Comitiva com representantes da prefeitura e CAF durante vistoria nesta terça-feira,18 (Foto: Jhonney Macena)

Ainda de acordo com o representante da instituição que financia as obras, o município serve de exemplo para outras cidades brasileiras. “Aparecida de Goiânia é um dos poucos municípios onde a CAF tem dois empréstimos. O primeiro foi muito exitoso e este segundo vai na mesma linha. Isso demonstra a confiança que a CAF tem junto com a Prefeitura de Aparecida e vamos continuar o trabalho”, elogiou.

O secretário municipal da Fazenda, André Luiz Rosa, o superintendente de engenharia da Secretaria de Infraestrutura, Roberto Lemos, e outros técnicos das duas pastas também acompanharam a vistoria das obras.

Confira abaixo o percentual de obras executadas em cada eixo viário!

Eixo Leste-Oeste 01: 68% executado

Eixo Leste-Oeste 02: 40% executado