Como os demais municípios do país, Aparecida continua sem vacina Pentavalente e DTP até que o Governo Federal envie novas remessas

Por Frederico Noleto

14 de janeiro de 2020

Por Frederico Noleto

14 de janeiro de 2020

Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, esclarece que os estoques das vacinas DTP (Tríplice Bacteriana) e Pentavalente, assim como nos demais municípios do país, seguirão desabastecidos até que o Ministério da Saúde reestabeleça a produção e distribuição das mesmas. A SMS informa que, infelizmente, o número de doses enviadas na última semana pelo Governo Federal aos municípios do Estado de Goiás foi insuficiente para a demanda apresentada e já se esgotou.

“Soubemos que o Ministério da Saúde regularizou a produção e acreditamos que em breve serão enviadas novas doses aos municípios, incluindo Aparecida. Esperamos que isso aconteça até o início do mês de fevereiro. Trata-se de um problema sistêmico, que está ocorrendo em todas as cidades do país. Por isso, pedimos a compreensão da população. No entanto, é importante reforçar que o estoque das demais vacinas se encontra regular. Então, não deixe de manter suas cartelas atualizadas” – revela a coordenadora da Imunização do município, Renata Cordeiro.

Vale salientar que a Gerência de Imunização do Governo do Estado de Goiás também não possui estoque das vacinas. Segundo o Governo Federal, foram distribuídas na última semana cerca 1,5 milhão de doses da vacina pentavalente aos estados e desde junho a oferta está irregular devido a problemas com fornecedores. A vacina garante proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B, que é responsável pela meningite e por infecções no nariz e na garganta.