Completar o ciclo vacinal contra a contra a covid é fundamental, diz SMS de Aparecida

Por Rackel Vieira

12 de julho de 2021

Por Rackel Vieira

12 de julho de 2021


Foto: Rodrigo Estrela

Quem estava no drive do Aparecida Shopping para receber a segunda dose nesta segunda, 12, teve uma surpresa. Para incentivar o ciclo completo da imunização, uma empresa alimentícia aparecidense distribuiu kits para os vacinados

Para que a imunização contra a Covid-19 seja eficaz, as pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a doença precisa receber a segunda dose para ter um esquema vacinal completo. Em Aparecida de Goiânia, a aplicação da segunda dose continua normalmente em sete postos, sem necessidade de agendamento. Quem está com o prazo adequado para receber o reforço, basta se direcionar ao drive-thru do estacionamento do Aparecida Shopping ou a uma das cinco unidades básicas do município para completar o ciclo vacinal, sem necessidade de agendamento. As unidades são: UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no estacionamento do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Em Aparecida a aplicação da 2ª dose segue dentro do cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme explica a cooordenadora de Imunização Renata Cordeiro. Até o dia 10 de julho foram aplicadas 57.650 como segunda dose na cidade. “A campanha de vacinação teve início dia 20 de janeiro e aplicamos até o ultimo sábado apliamos 252.197 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 178.797 de primeira dose, 57.650 como segunda e 15.750 doses única. Nosssa vacinação, tanto de primeira quanto de segunda dose, segue de segunda a sábado, sempre quando há disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e entregues pela Secretaria Estadual de Saúde”, comentou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

E quem foi receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 12, no drive do Aparecida Shopping foi surpreendido com a entrega de kits alimentícios distribuídos por meio de iniciativa de uma empresa aparecidense. A Biscoitos Belma distribuirá, durante todo os dia, cerca de mil kits contendo variados biscoitos da marca para todos que forem receber o reforço no posto de vacinação exclusivo.

O prefeito Gustavo Mendanha, que acompanhou as aplicações da segunda dose das vacinas, na manhã desta segunda-feira, 12, destacou a importância do esquema vacinal completo para controlar a pandemia. Ele aproveitou pra entregar kits e agradeceu a iniciativa da empresa. “A segunda dose da vacina é muito importante, então quem ainda não veio receber o reforço, por esquecimento ou outro motivo, queremos alertá-las para cumprir o ciclo, para que a imunização seja de fato eficaz. E, mesmo após a vacinação contra a Covid-19, é necessário manter as medidas de higiene, uso de máscaras e distanciamento para proteger sua saúde e de todos em sua volta. E hoje todos aqui tiveram um incentivo a mais”, destacou.

Segundo a supervisora Comercial da Belma, Rahiza Parreira, a ação visa incentivar a população a ir no local se vacinar. “Quem estiver na fila para receber a vacina vai receber um kit contendo diversos tipos de biscoitos, como waffer, cream cracker, bolacha recheada e rosquinhas de coco. A intenção com essa parceria com a Prefeitura é para que as pessoas queiram vir tomar a segunda dose da vacina, o que é muito importante para proteção da saúde, mas também contribuirá para a retomada do cenário normal da economia”, explicou ela.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Leopoldo Moreira e dos secretários Alessandro Magalhães (Saúde) e Vanilson Bueno (Ação Integrada). Osdevaldo de Souza Matos, de 63 anos, recebeu a segunda dose da vacina contra Covid-19 e levou pra casa um kit de biscoitos e bolachas. “Qualquer incentivo é válido. E chamo também a todos que receberam a primeira dose, e ainda não vieram para tomar a segunda, que venham logo. É um alívio muito grande agora que recebi a imunização completa. Temos que nos cuidar, continuar nos prevenindo, porque com saúde a gente consegue tudo na vida e assim iremos recuperar a normalidade”, salientou o morador.

Locais para segunda dose

Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço, na data prevista no cartão, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização no centro de Aparecida.

Para receber a vacina é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. “Para saber se você está na época de receber a segunda dose, basta conferir a data anotada a lápis no cartão de vacinação e procurar uma unidade de saúde ou o drive exclusivo no Aparecida Shopping”, pontuou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

Balanço –  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de 20 de janeiro a 10 de julho deste ano foram aplicadas em Aparecida o total de 252.197 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 178.797 de primeira dose e 57.650 como segunda dose e 15.750 doses única, totalizando 73.400 pessoas imunizadas completamente na cidade. “Os números indicam que ao menos 42.3% da população adulta já recebeu a primeira dose e 17,3% recebeu a segunda dose ou dose única”, detalhou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Ao todo, segundo a coordenadora, a cidade recebeu 196.746 doses para primeira aplicação, 73.400 para segunda e 15.870 doses como dose única, um total de 286.016 doses recebidas. Atualmente o estoque do município é de 12.582 doses para primeira aplicação, 7.950 para dose reforço e 50 doses como dose única para serem aplicadas em Aparecida. “Está prevista ainda a chegada de mais doses para esta semana, sendo assim não haverá nenhuma suspensão e a campanha de imunização será contínua”, pontuou.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)