Comunicado oficial da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia

14 de junho de 2017

14 de junho de 2017


Diante do episódio desta semana em que fotos de um bebê, em um berço improvisado de caixa de papelão, foram divulgadas, esclareço que a situação realmente ocorreu em um plantão de final de semana, na Maternidade Marlene Teixeira (MMT). O objetivo dos profissionais que improvisaram a caixa como um berço foi de melhor atender e acolher o paciente naquele momento. Visto que, a demanda da unidade é muito maior que o número de leitos disponíveis.

A Maternidade é uma unidade de urgência e emergência e, por isso, não fecha as portas, nem nega atendimento. A atitude foi autorizada e aprovada por mim, além de ter sido realizada também com a aprovação da mãe, que entendeu a necessidade da situação e foi bem assistida, assim como a criança.

A unidade possui 13 leitos e está passando por processo de readequação e ampliação para 23 leitos. A Maternidade também está atendendo cerca de 30% a 40% a mais da sua demanda normal, já que as unidades de Goiânia estão com capacidades reduzidas, e Aparecida recebe também pacientes de vários outros municípios de Goiás.

Além disso, firmamos nos últimos dias uma parceria com hospitais privados, pactuados com o Sistema Único de Saúde, para enviar 150 encaminhamentos (pacientes) por mês. Em janeiro, a Maternidade realizava 70 partos por mês, atualmente são 130 partos. Com a ampliação de leitos, esperamos atingir o marco de 250 partos por mês.

É importante ressaltar também que foi uma situação esporádica, porque todos os leitos e berços estavam ocupados. Entretanto, quero parabenizar toda equipe de servidores da Maternidade Marlene Teixeira, em nome dos gestores da unidade, que mesmo diante das adversidades e dificuldades enfrentadas, não deixam de acolher, atender e receber todas as gestantes que chegam à Maternidade diariamente.

A equipe utilizou um método já reconhecido mundo a fora, em países como Finlândia, Reino Unido e Estados Unidos, para confortar mães e bebês. Depois das críticas que recebemos veio o reconhecimento em nível nacional, na reportagem publicada no portal de notícias UOL, trazendo análise de vários especialistas como Suzana Hazzan, que é pediatra referência no Brasil em neonatologia.

Mais uma vez, reitero publicamente meu agradecimento à equipe da MMT, corajosa e comprometida, também em nome da técnica enfermagem da unidade, que fez os berços de caixas com carinho e na intenção de acolher a criança.

Edgar Tolini

Secretário Municipal de Saúde

 

Médicos defendem uso de caixas em maternidade com falta de leitos

https://www.noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/06/13/medicos-defendem-uso-de-caixas-em-maternidade-com-falta-de-leitos.htm

Estado americano adota ‘caixa de papelão’ para recém-nascidos

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39110315?ocid=wsportuguese.chat-apps.in-app-msg.whatsapp.trial.link1_.auin

USA adota caixa de papelão para recém-nascidos

http://www.maegeek.r7.com/usa-adota-caixa-de-papelao-para-recem-nascidos/ 

Estado amedicano adota caixa de papelão para recém-nascidos

https://www.google.com.br/amp/g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/bemestar/noticia/estado-americano-adota-caixa-de-papelao-para-recem-nascidos.ghtml

Caixa de papelão para recém-nascidos

http://www.repims.com.br/caixa-de-papelao-para-recem

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)