Concerto do Coral Sinfônico Jovem de Goiás no HMAP encerra programação cultural de 2019 nas unidades de saúde

Por Frederico Noleto

19 de dezembro de 2019

Por Frederico Noleto

19 de dezembro de 2019

Foto: Wigor Vieira

O concerto do Coral Sinfônico Jovem de Goiás, realizado na tarde desta quarta-feira (18) no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), encerrou com chave de ouro a programação de festividades natalinas nas unidades de Saúde de Aparecida. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Executiva de Cultura e Turismo e incluiu três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Cais Nova Era e o hospital como palco da programação cultural “Natal: O Mundo dos Sonhos!”. “Foi uma apresentação mágica, de arrepiar. Ficamos todos emocionados Com certeza é uma grande honra poder proporcionar esse momento às pessoas atendidas aqui e também às que trabalham” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

O paciente Alessandro Ferreira Pinto, que está internado há 34 dias no hospital, relata que a performance mudou o seu dia. “Quando chega uma apresentação dessas a gente fica até mais feliz. Com certeza ajuda no tratamento, que já é bom, neste hospital lindo como esse”. Para o gerente médico do HMAP, Alessandro Stival, a população de Aparecida de Goiânia está bem servida em todos os aspectos na Saúde com a implementação do Hospital Municipal de Aparecida e projetos como esse seguramente ajudam a aumentar a sensação de acolhimento dos pacientes. “Traz um pouco de humanização ao atendimento do paciente, quebra a rotina hospitalar e traz um clima mais leve. Aproveitando essa época do ano, que é mágica e encantadora, para trazer o paciente para perto da gente e para perto da comunidade” – Camila Abadia, nutricionista responsável pelo orquidário da unidade.

Pacientes e servidores do HMAP assistem juntos ao concerto especial de Natal realizado pelo Coral Sinfônico Jovem de Goiás

O maestro responsável pela regência do coral, Weber Assis, explica que as cantatas são um símbolo do Natal. “Não se consegue falar a respeito do Natal sem falar de Jesus, do presépio, de árvores de Natal. E a música coral tem um papel importante nesse processo de festa natalina e tem em si um poder próprio de elevar as almas das pessoas. Quando vê traz isso para um hospital, onde as pessoas normalmente estão convalescentes, ou com uma desesperança, a música, principalmente com temática natalina, vai trazer uma experiência de alegria para esse ambiente em que é normal um sentimento de tristeza e de desesperança. Portanto é mais do que gratificante poder proporcionar isso a essas pessoas”.

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás, que possui 65 membros, é um dos grupos pertencentes à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, ligada ao Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França. A diretora de Urgências da SMS, Amanda Melo, lembra que já foram proporcionadas experiências exitosas com a promoção de momentos lúdicos e culturais nas unidades de Urgência e Emergência do município e que o resultado sempre foi excepcional. “As pessoas se sentem prestigiadas e acolhidas e as apresentações acabam provocando sensação de conforto que e muito benéfico. Em alguns casos os pacientes, por poucos momentos, se esquecem até mesmo da dor. Sem contar que a programação sempre nos evoca às palavras de Jesus, o que acaba reconfortando muitos dos pacientes. Portanto só temos que incentivar este tipo de parceria” – explica.

“A Melhor coisa que pode ter é uma sensação como esta, tão bonita. Apesar de não estar bem de saúde, com certeza vai ajudar a melhorar nossa saúde. Fiquei muito satisfeito” – conta o paciente Baltazar Paulo Ribeiro. Para Amanda de Oliveira, coordenadora de Nutrição do hospital, trata-se de uma experiência muito positiva. “Estamos na véspera de Natal então o clima muda e foi bem interessante, bem mágico mesmo para quebrar a nossa rotina. Acredito que trouxe um clima bom, uma emoção natalina característica da época para os pacientes” – pontua. “É uma imensa satisfação poder contagiar cada vez mais pessoas com a alegria das festividades da data. A partir deste ano a Secretaria Municipal de Saúde, que cuida de todos no momento em que mais precisamos, e que tem uma função tão nobre para a vida das pessoas, terá destaque na programação” – enfatiza o secretário de Cultura e Turismo, Guido Marco.

“Para nós é um prazer estar aqui nesse aniversário de um ano do hospital, nesta época de Natal. É uma alegria porque estamos encerrando a temporada 2019 e agora só voltaremos no final de fevereiro e estamos abertos a novos convites” – lembra o maestro. O prefeito aproveitou para falar sobre o cronograma de funcionamento do HMAP e demonstrou satisfação em ver que as etapas estão sendo cumpridas e pelo atendimento de excelência.

“Estamos medindo os índices de satisfação da população com relação ao atendimento do HMAP e são de mais de 90%. Claro que isso me deixa muito feliz. Nos próximos anos abriremos as novas etapas e é claro que poder atender com qualidade é sempre uma satisfação. Na semana passada eu estive no Ministério da Saúde para articulando os recursos para colocar o HMAP funcionando com 100% de sua capacidade. Espero que nas primeiras semanas de 2020 possamos conseguir isso e finalizar as próximas etapas do cronograma”.