Concurso de Paródias marca dia Mundial da Água em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de março de 2016 – A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta terça-feira, 22, um Concurso de Paródia em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Três turmas da Guarda Mirim disputaram o Concurso de Paródia, no Parque da Criança. Todas as músicas cantadas tiveram como foco a conscientização sobre o uso da água. A turma vencedora apresentou a paródia da música “Lepo-Lepo”, da banda Psirico, seguida pela paródia de “Borboletas” da dupla Victor e Léo, que ficou em segundo lugar, e Asa Branca de Luiz Gonzaga, em terceiro. Durante toda a manhã, as crianças também puderam acompanhar a palesta sobre sustentabilidade dirigida pelo gerente de sustentabilidade da Odebrecht, Marcelo Simões

“A água é o bem mais importante da nossa vida. Não é só um bem necessário, é um bem indispensável. A geração mais nova tem o papel fundamental na conscientização do não desperdício da água. Nossas crianças aprendem educação ambiental nas escolas e podem nos ajudar orientando pais, familiares e amigos”, disse o presidente da ASA, Léo Mendanha, no ato representando o prefeito.

A comemoração pelo Dia Mundial da Água, que tem como objetivo principal alertar a população e educar crianças e jovens para o uso consciente do recurso é realizado pela Semma, em parceria com a Agência de Saneamento de Aparecida (ASA), Educação (SME), Assistência Social, e apoio das demais pastas da administração municipal.

“É um problema grave não só em Aparecida de Goiânia, mas em todo Brasil. Aqui se agrava pois não temos uma rede de esgoto 100 %, por isso devemos conscientizar desde cedo nossas crianças, para que no futuro não haja escassez de água”, afirmou o secretário de meio Ambiente, Fábio Camargo.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – Sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido. Mas apenas cerca de 0,008 %, do total da nossa água é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, com o objetivo justamente de chamar a atenção para esse fato e proporcionar discussões sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, de forma a conscientizar e elaborar medidas práticas para evitar a falta de água num futuro próximo.