Condomínio Habitacional Chácara São Pedro terá obras retomadas

8 de junho de 2019

Foto: Wigor Vieira

Obra irá contemplar mais de 3,5 mil pessoas

Foi realizada na manhã deste sábado, 08, a reunião com os contemplados dos 900 imóveis do Minha Casa, Minha Vida entidades, no condomínio habitacional Chácara São Pedro I, II e III, em Aparecida de Goiânia. O encontro contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário Nacional de Habitação Celso Matsuda, que juntos informaram às centenas de pessoas presentes no evento que as obras do condomínio seriam retomadas em breve.

Representando o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o secretário nacional de Habilitação, Celso Matsuda, falou sobre a destinação dos recursos. “Foi autorizada a retomada da obra para a alegria dos moradores e da gestão pública. A construtora deve reiniciar os trabalhos nós próximos meses e a expectativa é que ate o final do ano parte dos contemplados já estejam em suas casas”, destacou.

A construção das moradias populares foi paralisada por conta da falta de repasse do governo federal, com 70% das obras concluídas. O aporte dos recursos foi conquistado após reunião do prefeito Gustavo Mendanha com o deputado federal Adriano do Baldy e Celso Matsuda, em Brasília. Quando concluída, a obra beneficiará 900 famílias.

“Estamos muito felizes por retomar mais essa obra que é tão importante para quem sonha com a casa própria. E são 900 famílias que realizarão esse sonho. A construção já está pronta, faltando apenas o acabamento, e nós esperamos que até o final deste ano, as primeiras famílias já possam estar em seus apartamentos”, destacou Gustavo.

“Essa obra é um lindo trabalho em conjunto, que dará dignidade as famílias que sonham em ter a sua casa própria. Nós lutamos para trazer os benefícios para Aparecida, e agora lutamos para a retomada dessa obra”, ressaltou o deputado Adriano do Baldy, que está a frente da Subcomissão do Programa Minha Casa, Minha Vida e integra a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.

Ao todo são 75 prédios de 12 apartamentos, totalizando 900 apartamentos. “O Governo Federal terá que repassar mais R$ 30 milhões, dos R$ 69 milhões iniciais, para a conclusão dessa obra. A estrutura básica dos apartamentos já está pronta, como fiação elétrica, encanamento, faltando apenas o acabamento interno e externo do condomínio. São muitas famílias que terão suas vidas transformadas”, enfatizou Euler Ivo, líder do Movimento de Luta por Moradia e um dos coordenadores do projeto.

Estiveram presentes na reunião os deputados federais João Campos e Flávia Morais, estaduais Karlos Kabral e Jeferson Rodrigues, a ex-deputada Isaura Lemos e a vereadora por Goiânia, Tatiana Lemos, secretários municipais e vereadores. O ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela e pastor presidente da Igreja Esperança, Romeu Ivo, também estiveram presentes.

“Hoje é um dia de muita alegria. Nós esperamos por anos uma obra como essa para beneficiar as famílias carentes do município. E hoje reafirmamos, através dessa reunião, um compromisso e mantemos acesa a esperança do cidadão aparecidense em ter o seu direito de moradia, realizando o sonho de milhares de pessoas”, acrescentou o vereador Willian Panda que faz parte do Movimento de Luta pela Moradia.

Realizando um sonho

O servente de pedreiro Ricardo Costa se emocionou com a notícia da retomada das obras. “Eu sempre tive o sonho de ter a minha casa própria. Quando apareceu essa oportunidade e vimos que a obra havia sido paralisada, nosso sonho também paralisou. Então não ao tem como não conter as lágrimas diante de uma notícia dessa”, compartilhou emocionado. A costureira Simony Rodrigues não vê a hora de se mudar com suas filhas. “A gente trabalha, dá duro na vida para tentar conquistar um bem. Espero que esse ano passe rápido para entrar na minha casinha logo”, compartilhou.

Joaquim Fernandes de 57 anos, morador do município há 35 anos não conseguiu se conter e chorou ao ouvir sobre a retomada dos trabalhos de construção dos prédios. “Às vezes acontecem tantas coisas e a gente acaba desistindo. Mas Deus é fiel e em breve estarei na minha casinha”, frisou.