Conferência debate políticas públicas sobre assistência social em Aparecida

Por Rackel Vieira

2 de julho de 2021

Por Rackel Vieira

2 de julho de 2021

Foto: Jhonney Macena

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida (SEMAS), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu nesta sexta-feira, 02, a 12ª edição da Conferência de Assistência Social de Aparecida de Goiânia. O evento, aberto ao público, foi transmitido pelo facebook da Prefeitura de Aparecida para garantir a participação de toda população. A edição deste ano trouxe como tema: Assistência Social – Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

“O objetivo da conferência é avaliar, discutir e aperfeiçoar o serviço que é prestado pela Assistência Social. É para que as políticas de assistência social alcancem de fato às famílias e as pessoas que realmente necessitam. Além de abrir esse debate importante para o público em geral, a conferência também foi realizada simultaneamente em seis lugares diferentes do município, com transmissão online para evitar aglomeração neste momento de pandemia”, destacou a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Ao longo do dia, foram abordados cinco eixos importantes: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades; Controle social o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças sócio-assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda; e Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

O prefeito Gustavo Mendanha participou da abertura do evento e, em seu discurso, ressaltou a importância dos servidores públicos que atuam na Assistência Social do município. “Quero agradecer a todos que trabalham para o bem-estar social da nossa população, por lutarem diuturnamente para salvar vidas e dar dignidade e assistência às pessoas que realmente precisam. É louvável o trabalho que é desenvolvido pela nossa equipe e principalmente a coerência e a responsabilidade que a pasta têm em executar as políticas públicas de assistência social junto às pessoas atendidas”, ressaltou.

A Secretária Nacional de Assistência Social, ligada ao Ministério da Cidadania, Maria Yvelonia dos Santos, marcou presença na Conferência Municipal por videoconferência. Segundo ela, o momento de realização das Conferências é uma oportunidade unânime para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política por todos os atores envolvidos. “Esse modelo de conferência que a Aparecida de Goiânia realiza tem mostrado que nós podemos sim nos desafiar, que nós do Governo Federal, Estadual e Municipal entendemos que é possível fazer de forma unida. Parabenizo o formato que o evento está sendo feito pois está propiciando a população o acesso a participação”, salientou.

Presenças – A 12ª edição da Conferência de Assistência Social de Aparecida de Goiânia contou com a participação ainda da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Christine Ramos; dos secretários Ricardo Teixeira (Articulação Política) e Vanilson Bueno (Ação Integrada); dos vereadores Sandro de Oliveira (Cidadania) e Tia Deni (DEM).