Conferência Municipal de Assistência Social de Aparecida define estratégias para promoção de políticas públicas

Por Thayza Marins

25 de setembro de 2019

Por Thayza Marins

25 de setembro de 2019


Foto: Jhonney Macena

Ação foi realizada durante todo o dia e no final houve a eleição dos novos integrantes do conselho, ato que acontece a cada dois anos

Avaliar a política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento realizado no auditório do SESI Aparecida, no Setor Village Garavelo, reuniu centenas de agentes de proteção, conselheiros tutelares, especialistas e autoridades ligadas a área Social.

Com o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”, a conferência é um grande processo de mobilização, de participação, de debate, e de enfrentamento de desafios. Durante toda a manhã foram realizadas palestras que abordaram o aprofundamento e debate sobre o tema, que abrangeram os quatro eixos em discussão. Entre eles estão o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com Participação Social e Financiamento Público.

“Essa oportunidade é única. Com esta ação possibilitamos a participação dos agentes sociais para assim discutirmos e debatermos o que tem sido feito e o que ainda precisa ser realizado pela administração municipal. Desta forma poderemos promover uma melhor assistência a todos os moradores”, destacou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Weyder Moreira complementa. “A Conferência Municipal de Assistência Social envolve todas as pessoas da rede. E aqui podemos conferir como estão sendo realizadas as políticas públicas sociais, como a cidade tem trabalhado nos últimos dois anos, o que mudou e o que foi feito. Além disso, levantar o que será realizado nos próximos anos”, informou.

Também presente na solenidade, o prefeito em exercício, Veter Martins sublinhou que a Assistência Social é essencial para o auxílio do indivíduo. “A gestão do prefeito Gustavo Mendanha tem sido cautelosa em dar transparência as ações e trabalhos da Assistência Social no município. O Conselho Municipal de Assistência Social colabora exatamente para que os serviços assistenciais a nossa população sejam garantidos e tenha resultado”, comentou o prefeito em exercício Veter Martins.

Estiveram presentes na abertura dos trabalhos os vereadores Isaac Martins (PR) e Willian Panda (PCdoB) e o secretário de Administração Carlinhos Moreira.

Eleição

Ao final do evento, foi realizada a eleição dos novos integrantes do conselho, ato que acontece a cada dois anos. Foram eleitos delegados, 20 conselheiros e seus respectivos suplentes. “Os representantes eleitos terão a missão de representar o município e serão responsáveis por fiscalizar todo o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tudo que acontece na SEMAS passa pelo conselho”, frisou presidente Weyder Moreira.

Prestação de Contas

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha aproveitou a ocasião para fazer uma prestação de contas das ações da pasta ao longo de quase três anos. Entre as principais ações estão a inauguração de dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e reforma de mais seis. Reforma dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além da ampliação dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, antigos Petis. .

Destacou também as ações mensais que levam os serviços da Assistência Social para mais perto do morador em situação de vulnerabilidade como as atividades da secretaria executiva da Mulher com o outubro rosa e a campanha contra o Assédio dentro dos ônibus; o Assistência Social Itinerante e Mutirão do Cadastro Único.

Também estão entre os trabalhos de destaque o Planejamento Família de casa em casa e programas internos realizados pelos CRAS. “Até o fim desta gestão vamos reformar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e inauguraremos o CREAS do setor Maranata, além de criar um novo espaço para o Conselho Tutelar, Casa dos Conselhos e uma unidade de Acolhimento aos Adolescentes.

“Temos muito a crescer, muito que fazer, mas desde já quero parabenizar a nossa equipe de Assistência Social que tem trabalhado com muito amor e dedicação, passando muitas vezes do horário habitual de trabalho para melhor atender as famílias que nos procuram. Estão todos de parabéns!”, pontuou Mayara.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)