Congresso de tecnologia se torna base para busca de novas experiências para o projeto Cidade Inteligente

Por Simony Santos

5 de outubro de 2018

Por Simony Santos

5 de outubro de 2018

Foto: Divulgação

Ao chegar em Aparecida após participar de um dos maiores eventos voltados para inovação, gestão eficiente, produtividade e contabilidade, o chefe da Casa Civil, Einstein Paniago, trouxe consigo mais abordagens para contribuir com o projeto Aparecida Mais Inteligente, tornando o município mais conectado, integrado com todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. O “We Are Omie” ocorreu na última quinta-feira (4), em São Paulo. No ato, o secretário estava representando o prefeito Gustavo Mendanha.

Einstein explica que este é um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação tecnológica da América Latina e oferece grandes oportunidades de networking e benchmarking que viabilizam a abertura de novas parcerias e experiências a serem aplicadas no município, dentro da meta de transformar Aparecida na primeira cidade inteligente de Goiás e do Centro-Oeste. “Foi uma imersão riquíssima em conteúdos de alta qualidade ministrados por profissionais renomados dentro de áreas importantes para a construção e fortalecimento do nosso projeto”, afirma ele que também representou o secretário de Ciência e Tecnologia, professor Cleomar Rocha, que teve uma agenda em Brasília.

Cidade inteligente

Aparecida de Goiânia será a primeira cidade do Centro-Oeste a fazer uso estratégico da gestão urbana para dar respostas às necessidades sociais e econômicas da sociedade. O Projeto Cidade Inteligente de Aparecida de Goiânia tem como objetivo adotar ações que tornem o município conectado, integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Embora o tema Cidades Inteligentes, ou Smart Cities como é conhecido mundialmente, esteja no enfoque dos debates globais, no Centro-Oeste apenas 21% dos municípios possuem um plano que aborda o assunto, como em Aparecida. O levantamento, divulgado em maio deste ano, foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). O modelo que está sendo implantado em Aparecida é pioneiro no Brasil e um dos mais completos da América Latina e já recebeu três prêmios, dois internacionais e um nacional.

Prêmios Cidade Inteligente Aparecida

Por se tratar de um dos projetos Smart Cities mais completos, o Cidade Inteligente de Aparecida de Goiânia foi premiado três vezes. Dois dos reconhecimentos foram concedidos pelo Instituto Smart City Business America em congressos e exposições de 2017 e 2018. O prêmio reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O projeto também foi premiado pelo Instituto de Inovação e Parque Tecnológico com o certificado Gyntec Awards 2017, que destaca os melhores no campo da inovação. O programa a ser implantado ainda foi apresentado em conferências em vários Estados da Federação e em outros países.