Consórcio Conectar busca diálogo com MS para compra de vacinas

Por Rafael Freitas

12 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o secretário da Fazenda, André Rosa, participaram na tarde desta terça-feira, 11, de uma reunião virtual do Consórcio Conectar, liberado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro virtual contou com a participação de 80 prefeitos de cidades brasileiras.

O objetivo foi discutir a compra de vacina da Sinopharm – aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – e insumos no combate à covid-19 nos municípios brasileiros. Para isso, o consórcio está negociando a compra de imunizantes com apoio do Governo Federal e busca diálogo com o Ministério da Saúde para garantir que o Consórcio Conectar consiga atuar dentro dos parâmetros do Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Já manifestei o meu interesse em adquirir vacinas, o mais rápido possível, para 100% da população de Aparecida de Goiânia. Para isso, estou buscando dialogar com o governo federal, por meio da Frente Nacional dos Prefeitos e Consórcio Conectar. Coma regulamentação da lei vamos agilizar a imunização, otimizar recursos e avançar na vacinação da nossa população”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O Conectar busca também a regulamentação da Lei nº 14.124/20, que dispõe sobre as medidas relativas à aquisição de vacinas e de insumos e à contratação de bens e serviços de logística, de tecnologia da informação e comunicação, e de treinamentos destinados à vacinação contra a covid-19.

“É importante que tenhamos o apoio do governo federal. Por isso, estamos em busca de diálogo. Nossa cidade tem recurso em caixa para adquirir vacinas, insumos e assim imunizar todas as pessoas que puderem e quiserem”, finalizou o gestor municipal.