Consultório na Rua comemora sete anos de serviços prestados à população

Por Camila Godoy

20 de abril de 2018

Por Camila Godoy

20 de abril de 2018

Foto: Wigor Vieira

A tarde da última quinta-feira, 19, foi de festa na Praça da Matriz, no Centro de Aparecida. É que o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comemorou sete anos de serviços prestados à população em situação de rua e vulnerabilidade social do município. A festa reuniu toda a equipe envolvida no projeto e parte do público atendido por ele. A comemoração contou também com diversas apresentações culturais.

O secretário interino de Saúde, Alessandro Magalhães, prestigiou o evento e parabenizou todos os profissionais presentes: “É uma honra comemorar os feitos desta brilhante equipe. Nós sabemos que os serviços da saúde pública como um todo não são fáceis de serem realizados, mas com toda certeza, o trabalho do Consultório na Rua é ainda mais difícil. Esses sete anos só existiram pelo esforço de vocês, pessoas guerreiras. Parabéns!”.

O coordenador do projeto, Mayk da Glória, agradeceu toda a equipe nominalmente e destacou a importância de promover atendimentos de saúde de modo digno para populações marginalizadas. “Nosso maior sonho é que o Consultório na Rua não precise existir, que todos aqueles que atendemos tenham total acesso aos serviços de saúde”, afirma.

A idealizadora do Consultório na Rua, Paula Cândida, relembrou o início dos trabalhos e a união dos profissionais. “Sou alguém que teve muitos companheiros para colocar em prática esse sonho. Tudo foi muito sofrido, mas nós nunca tivemos medo. Acreditamos que era possível construir esse trabalho”, lembra.

Emocionada, a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori, agradeceu a presença de todos usuários do serviço: “Tudo é por vocês!”. Em seguida, representando os pacientes do Consultório na Rua, Arnaldo de Souza falou sobre o como o projeto impactou sua história. Seu Arnaldo, como é carinhosamente chamado, viveu em situação de rua por mais de 20 anos, quando passou a receber o suporte da equipe do Consultório na Rua. Segundo ele, esse foi primeiro passo para uma mudança de vida. Hoje, ele é domiciliado e trabalha.

O projeto

O Consultório na Rua é realizado por uma equipe multiprofissional que oferece serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem na rua. Cerca de 500 atendimentos mensais são realizados de segunda a sexta, em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos incluem testes rápidos para detectar doenças, vacinação, atendimentos médico, psicológico e de pré-natal, aferição de pressão e glicemia, realização de curativos, orientações e encaminhamento para outros dispositivos de saúde.