Contadores recebem homenagem em Sessão Especial na Câmara de Aparecida

Por Simony Santos

25 de setembro de 2018

Foto: Carlos Alexandre

Profissionais da área contábil que exercem atividades em Aparecida de Goiânia foram homenageados em Sessão Especial realizada na noite de segunda-feira (24), na Câmara Municipal, por meio de uma propositura do vereador Ubiraci Silva em conjunto com a Prefeitura de Aparecida e os órgãos classistas, Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e o Sindicato dos Contabilistas de Goiânia e região Metropolitana (Sindicontabil). O objetivo era condecorá-los em decorrência do Dia do Contador, comemorado no último dia 22.

Autoridades da cidade foram prestigiar o evento, entre elas o vice-prefeito, Veter Martins, o presidente da Câmara de Aparecida, Vilmar Mariano; o presidente do CRC-GO, Rangel Pinto; o chefe da Casa Civil e vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do CRC, Einstein Paniago; e o presidente do Sindicontabil, Leonardo Lobo, além de secretários municipais e vice-presidentes do Conselho.

O anfitrião da noite recebeu o comando dos trabalhos ressaltando a importância de ter a presença do contador em bons e organizados governos. Ele disse ainda que a homenagem se faz justa porque é uma classe trabalhadora, que faz diferença nos espaços em que estão inseridas, sejam órgãos privados ou públicos. “Nós que militamos nessa área sabemos das dificuldades que o contador enfrenta diariamente. É uma honra receber todos vocês aqui hoje”, disse o vereador.

Em nome do prefeito Gustavo Mendanha, Veter parabenizou a iniciativa e exaltou que essa gestão conta com o apoio de grandes contabilistas. “Aparecida de Goiânia precisa muito de profissionais como vocês e hoje estamos bem representados, com grandes contadores auxiliando nosso prefeito Gustavo Mendanha”, elogiou Veter.

Esse é o segundo ano consecutivo que a sessão é realizada em homenagem ao Dia do Contador. O chefe da Casa Civil, Einstein Paniago, disse que o evento que já virou tradição em Aparecida. Além disso, ele reconheceu o papel do contador na luta para garantir maior transparência do sistema econômico e em como “contribuem para o desenvolvimento do país, desempenhando uma função fundamental na questão da transparência  das contas, seja pública ou privada. De tal forma, essa sessão solene é mais do que justa”.

Dia do Contador

O Dia do Contador foi criado em 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, quando foi oficializado a criação do primeiro curso superior em Ciências Contábeis.  Desde então, houveram diversas mudanças, conforme mencionou Rangel Francisco Pinto, e, após o período de crise enfrentado pelo Brasil, cresceu-se a necessidade de fazer contabilidade de gestão de custos para minimizar erros ou falhas. “Em Goiás temos uma categoria grande e forte. Dificilmente existem contadores desempregados, isso é devido a importância que temos para a contabilidade em gestão”.

Sucenna Hummel falou em nome dos 60 homenageados e lembrou que desde os primórdios a contabilidade já era utilizada por meio de pinturas rupestres para o registro das atividades da época. E que ainda hoje é uma profissão muito utilizada, inclusive, tudo a volta é explicado pelo setor, composto por pessoas trabalhadoras, honrosas e dedicadas. Leonardo Lobo, presidente do Sindicontabil, contou da emoção de estar presente junto aos homenageados, que atenderam ao chamado do sindicato, conselho e órgãos públicos. “O sindicato é novo, nasceu em 2015, mas, através de você vamos crescer juntos”. Chamado para compor a mesa, Edson Cândido, ressaltou a importância do evento para a classe contábil e que estar ali era uma forma de homenagear os antepassados, que participaram efetivamente da construção e instalação de Aparecida de Goiânia.