Contribuinte de Aparecida tem até o dia 15 para aproveitar desconto no pagamento do IPTU/ITU

Por Thiago Oliveira

11 de março de 2024

Por Thiago Oliveira

11 de março de 2024

Prazo para pagamento à vista do IPYU ou ITU em Aparecida de Goiânia termina no dia 31 de maio
Foto: Rodrigo Estrela

Dedução de 15% vale para o pagamento à vista do imposto tanto no carnê físico, no boleto emitido online ou nos SACs do município. Valor também pode ser parcelado em até 10 vezes

Os proprietários de imóveis em Aparecida de Goiânia têm até o próximo dia 15 deste mês para aproveitar o desconto de 15% no pagamento à vista do Imposto Sobre Propriedade Predial Urbana (IPTU), e do Imposto Territorial Urbano (ITU). O desconto vale tanto para os proprietários que escolherem emitir o boleto de forma online quanto para aqueles que receberam o carnê físico via Correios.

O contribuinte que aderiu ao IPTU/ITU Digital deste ano, mas que por algum motivo não efetuou o pagamento até a data limite de 8 de fevereiro também tem direito ao desconto de 15% no pagamento à vista até o dia 15 de março.

Saiba como baixar o carnê do IPTU/ITU de Aparecida de Goiânia:

– Entrar no site aparecida.go.gov.br;
– Em seguida, clicar na aba “Serviços ao Cidadão”;
– E então, escolher a opção “Etapas para imprimir o seu IPTU/ITU”.

Pagamento parcelado em até 10 vezes

Para facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria da Fazenda oferece também o parcelamento do IPTU/ITU em até dez parcelas iguais e consecutivas. Neste modelo de pagamento, a 1ª parcela deve ser paga até 15 de março, e a última, até 16 de dezembro.

“Os tributos pagos pelos contribuintes são repassados para os moradores em forma de obras e benefícios como asfalto, praças, atendimentos sociais, atendimentos nas áreas da saúde, reforma das escolas e uniformes para os alunos, dentre muitos outros benefícios que levamos diretamente e indiretamente para nossos cidadãos”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Segundo a superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Vilela, os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 4,68%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2022 a novembro de 2023, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Sob estes valores incidem as alíquotas de 1,5% para o ITU e 0,4% para o IPTU.

Os tributos podem ser pagos nas agências bancárias autorizadas, lotéricas e pelos meios digitais, no internet banking, pix e cartão de crédito, segundo critérios da operadora do cartão. Vale ressaltar que o não pagamento dos impostos implica em cobrança, inscrição do devedor na Dívida Ativa e nos órgãos de proteção ao crédito, podendo também serem protestados e levados à execução fiscal.

“Para os contribuintes que possuam dívidas de anos anteriores, a gente orienta que eles procurem a Prefeitura para a regularização de seus débitos. Nós temos um Núcleo de Conciliação Fiscal que facilita o atendimento a essas demandas e ajuda o cidadão a quitar suas dívidas”, acrescenta Ana Paula.

Imóveis isentos do IPTU/ITU

Os proprietários de imóveis localizados em Aparecida que são aposentados, pensionistas e amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que atenderem a determinados critérios estabelecidos terão isenção do pagamento do IPTU.
Para ser contemplado com o benefício, esse contribuinte precisa atender aos seguintes critérios:
– possuir apenas um imóvel;
– o imóvel deverá ser destinado à sua residência;
– a área do terreno deverá ser igual ou inferior a 500 metros quadrados (m²);
– a área construída deverá ser igual ou inferior a 120 m²;
– a renda familiar mensal não poderá ultrapassar dois salários mínimos vigentes na data do protocolo.
A data para requerer a isenção é até 15 de março.
São também isentas de IPTU/ITU as áreas que constituem reserva florestal e aquelas consideradas como de proteção ambiental, desde que devidamente designadas pelo órgão municipal competente. Tais áreas, ainda que não constituam a totalidade do imóvel, não recolhem o IPTU/ITU. Tal isenção precisa ser requerida pelo contribuinte até último dia útil do exercício anterior.

Confira os locais de atendimento presencial sobre o ITU/IPTU

SAC CIDADE ADMINISTRATIVA
Rua Gervásio Pinheiro, APM, Térreo, Residencial Solar Central Park