Coronavírus: Aparecida vê reflexo de ações emergenciais em baixo número de contágios

Por Allan David

8 de abril de 2020

Por Allan David

8 de abril de 2020


Foto: Claudivino Antunes

Cidade tem apenas um caso confirmado; em duas semanas, município adotou dezenas de medidas de suporte à população nas áreas de saúde, economia e assistência social

Em apenas 15 dias, Aparecida se adiantou e implementou dezenas de medidas para proteger a população do contágio do novo coronavírus, que já tem 14,1 mil casos registrados no Brasil. No contraponto, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registra um infectado na cidade e 22 casos suspeitos em análise, até a tarde desta quarta-feira, 08. Pelo boletim, outras 70 pessoas tiveram a suspeita de Covid-19 descartada, denotando sucesso da cidade no controle da epidemia.

Depois que o Governo de Goiás confirmou, no dia 12 de março, os três primeiros casos do novo coronavírus no estado, Aparecida levou menos de uma semana para se armar com um plano robusto de combate à Covid-19. No dia 16 de março, já estava criado, por exemplo, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus em Aparecida.

O coletivo passou a atuar na força-tarefa com representantes da Prefeitura de Aparecida, Câmara Municipal, MP-GO, Aciag, Fecomércio, Fieg, Tribunal de Contas do Município, Ordem dos Advogados do Brasil, Hospital São Silvestre, Hospital Santa Mônica, Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia e líderes do segmento religioso.

Quando Aparecida registrou esse único caso de Covid-19, no dia 18 de março, já havia baixado, naquela mesma quarta-feira, um decreto para determinar o fechamento imediato do comércio, nas atividades consideradas não essenciais. Ficaram abertos apenas os estabelecimentos vinculados à saúde, abastecimento e segurança.

Mais 700 profissionais na Saúde

Enquanto a movimentação na cidade era contida para evitar aglomeração de pessoas e a possível disseminação do vírus, a Secretaria Municipal de Saúde se mobilizava para reforçar o quadro de profissionais nas unidades de saúde. A resposta veio no dia 20 de março, com a convocação de 303 médicos, 106 enfermeiros e 273 técnicos em enfermagem.

Ao todo, mais de 700 profissionais foram chamados para ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus em Aparecida. Entre eles, estão também psicólogos, odontólogos, biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e técnicos em laboratórios, gesso e radiologia. Era mais uma medida preventiva emergencial.

Foi também no dia 20 de março que a Prefeitura de Aparecida anunciou o atendimento pelo telefone 0800-646-1590 para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus e agendar consultas de pacientes com sintomas leves de gripe. As consultas são feitas dentro de 48 horas.

Em conjunto com as entidades do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde desenhou o fluxo de atendimento de casos suspeitos de Covid-19. Ficou acertado que pessoas com febre e dificuldades respiratórias devem ser atendidas nas UPAs Flamboyant, Brasicon e Buriti, e nos CAIS Nova Era e Colina Azul.

Medidas para dar fôlego à economia

Aparecida foi o primeiro município goiano a adotar providências no espectro econômico para preservar empregos e socorrer empresas na calamidade. Para atenuar na economia os efeitos negativos do isolamento social anti-Covid-19, a Prefeitura de Aparecida anunciou, no dia 26 de março, um pacote volumoso de ações de auxílio ao contribuinte nessa crise.

O pagamento à vista do IPTU e do ITU foi prorrogado por 90 dias, mantendo os 15% de desconto na parcela única, que passou para 30 de junho. A alíquota do ISS das atividades afetadas diretamente pelo fechamento do comércio foi reduzida temporariamente de 3% para 2%, e o vencimento desse imposto de abril, maio e junho foi postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

A cobrança das demais taxas municipais foi suspensa por 90 dias, beneficiando feirantes e taxistas, por exemplo. Os mecanismos de cobrança, como protesto em cartório, inscrição em dívida ativa e ajuizamento de ações, também foram suspensos por 90 dias. O pacote de medidas contemplou ainda a prorrogação da validade das certidões pelo mesmo período.

Tecnologia semelhante à da China

Ainda em março, no dia 31, a SMS começou a operar parte dos 60 termômetros de têmpora infravermelhos que adquiriu para ajudar os profissionais de saúde na identificação de possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. O aparelho é semelhante aos termômetros usados na China para verificação em massa da temperatura corporal. A ferramenta colabora para proteção também dos profissionais de saúde, vez que dispensa o contato físico com o paciente. 

Unidades de saúde cumprem protocolo para evitar aglomerações – Foto: Wigor Vieira

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, acredita que as medidas adotadas emergencialmente na saúde têm contribuído para evitar a aceleração da curva de contaminação e a sobrecarga nos hospitais, UPAs e CAIS da cidade: “Não tem como dimensionar esse impacto, mas em todos os locais do mundo o isolamento social horizontal foi o que apresentou melhores resultados contra a sobrecarga no sistema de saúde”. 

Alessandro acredita que as ações da Prefeitura de Aparecida combinadas nas áreas de saúde, economia e assistência social são fundamentais neste momento. Na avaliação do gestor, “as medidas econômicas e sociais têm o objetivo de minimizar os impactos à população diretamente afetada com o isolamento social. Logo, elas contribuem para que as pessoas possam ficar em casa neste momento de pandemia”.

Apoio às famílias mais necessitadas

A Prefeitura de Aparecida fez do dia 31 de março o “Dia D” de resposta às famílias que já sofrem na despensa os efeitos do novo coronavírus. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, realizou uma live para informar um plano de larga envergadura que já estava em andamento para entregar cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social e marmitas e kits de higiene pessoal para moradores de rua.

A Secretaria de Assistência Social está mobilizando empresários e pessoas da comunidade em geral numa campanha de doação de alimentos e produtos de higiene. Qualquer pessoa interessada em doar pode entrar em contato com as equipes pelo telefone (62) 3545-5975.

As medidas assistencialistas culminaram também na reabertura do Restaurante Popular, no Jardim Tropical. A unidade voltou a oferecer mais de 1 mil refeições diárias ao valor simbólico de R$ 2. Desta vez, em função do isolamento social, o restaurante está abrindo apenas para que a população retire as marmitas e se alimente em outro local, para não evitar aglomerações. 

O Centro Pop, na região da Vila Brasília, também reabriu as portas para atender os moradores em situação de rua. O local, que também serve refeições diárias, funciona como ponto de apoio para tomar banho e lavar as roupas. É um importante refúgio nesses dias difíceis.

Planejamento foi crucial

Comércio não essencial segue determinação de fechamento – Foto: Claudivino Antunes

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a afirma que a implementação de todas essas medidas no intervalo de pouco mais de 10 dias é fruto das estratégias que a Prefeitura de Aparecida já traçava, segundo ele, antes de surgir o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em 26 de fevereiro. 

“Nossa gestão é pautada no planejamento. Eu sempre bato nessa tecla, porque acredito que a administração pública deve ser exercida com o máximo de profissionalismo. Hoje, graças a Deus, aos nossos auxiliares e ao Comitê de Prevenção ao Coronavírus, estamos com a situação controlada em Aparecida, e ganhando tempo para prepararmos ações ainda mais agressivas no combate ao novo coronavírus em nossa cidade”, finaliza.

Continue lendo:

Tributos municipais de Aparecida tem vencimentos prorrogados por no mínimo 90 dias

Aparecida anuncia teleatendimento para informações sobre ações de assistência social

Prefeitura convoca mais de 700 profissionais de saúde para enfrentamento ao coronavírus


Navegue entre as notícias


notícia anterior
«
próxima notícia
»

Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)