Coronavírus: Saúde de Aparecida recebe EPIs doados pelo senador Vanderlan Cardoso

Por Allan David

22 de abril de 2020

Por Allan David

22 de abril de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

São máscaras de proteção em PVC para profissionais da linha de frente no combate à Covid-19; equipamentos serão destinados às UPAs e CAIS da cidade

O estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde de Aparecida foi reforçado com mais 300 máscaras de proteção em PVC, essenciais para evitar o contágio da Covid-19 no manejo de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. As máscaras foram doadas pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Vanderlan entregou a doação nesta quarta-feira (22) para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Os equipamentos, que são reutilizáveis, já foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Titular da SMS, o secretário Alessandro Magalhães informou que as máscaras serão destinadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e CAIS de Aparecida. “Esses equipamentos vão dar mais segurança aos nossos profissionais de saúde que estão combatendo a Covid-19 nas unidades de urgência e emergência”, comentou Alessandro.

Segundo Vanderlan, a Prefeitura de Aparecida é o primeiro órgão do poder público em que ele comparece para entregar os EPIs. As máscaras de proteção doadas à Aparecida são produzidas em Goiás, pelo Grupo Cicopal, com apoio de seus fornecedores e consultoria de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Durante a elaboração do projeto das máscaras, nós recebemos apoio do Hospital das Clínicas [gerido pela UFG], que colaborou nos testes de uso apontando as melhorias que deveriam ser feitas até chegar nesse modelo”, contou Vanderlan Cardoso.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, fez um panorama das ações realizadas pelo município para reforçar a capacidade de atendimento a pacientes da Covid-19 em Aparecida. Ele citou para Vanderlan que a Prefeitura de Aparecida abriu na semana passada 90 leitos novos no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), sendo 30 de UTIs e 60, de semi-UTIs.

Alessandro agradeceu a doação das 300 máscaras: “Muito obrigado, senador Vanderlan. Esses EPIs vêm em boa hora para nos ajudar nesse enfrentamento ao novo coronavírus”.

Projeto vai doar 6 mil máscaras

De acordo com o senador Vanderlan Cardoso, o projeto encampado por ele e pelo Grupo Cicopal vai doar, ao total, 6 mil máscaras de proteção para unidades de saúde de Goiás. Além das UPAs e CAIS de Aparecida, receberão os EPIs a Santa Casa de Goiânia, o Hospital das Clínicas e o Hospital Araújo Jorge, entre outras instituições.