Corrida Pela Vida Contra as Drogas é lançada em Aparecida

Por Solange Araújo

20 de agosto de 2019

Por Solange Araújo

20 de agosto de 2019


Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida lançou nesta terça-feira, 20, o projeto Correndo Pela Vida – Contra as Drogas. A corrida temática tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do envolvimento com as drogas e sobre como o esporte é importante na prevenção. O prefeito Gustavo Mendanha marcou presença na cerimônia de lançamento, realizada no cinema do Aparecida Shopping e destacou a importância de projetos esportivos para a população do município.

“É muito importante incentivar jovens e adultos a praticarem alguma modalidade esportiva, para que assim possam ficar cada vez mais longe do mundo obscuro dos entorpecentes. Para isso estamos construindo praças e parques com academias para que a nossa população possa aproveitar melhor os espaços públicos da cidade”, destacou o gestor municipal.

A ação será realizada no dia 06 de outubro e as inscrições já podem ser feitas pelo site correndopelavida.net até o dia 30 de setembro ou ou pessoalmente no stand do projeto a partir do dia 16 de setembro no Aparecida Shopping. Os valores variam conforme a idade e percurso, que serão de cinco e 10 quilômetros.

Os valores das inscrições variam de acordo com cada categoria sendo R$ 40 + 2 quilos de alimentos não perecíveis (obrigatório) para os adultos; R$ 20 + 2 quilos de alimentos não perecíveis (obrigatório) para pessoas acima de 60 anos; 2 quilos de alimentos para as categorias infanto juvenil e maratoninha e 2 quilos de alimentos não perecíveis, para portadores de alguma deficiência física.

A maratona passará pela Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping, seguindo pela Praça Matriz, no Centro da cidade, Avenida de Furnas, em frente à Câmara Municipal, passando pelo Parque Lafaiete, no setor Village Garavelo. O final do percurso será em frente a nova sede da prefeitura, onde também será entregue as premiações aos atletas.

O coordenador do projeto, Júlio Lemos, conta que a edição deste ano terá ainda mais novidades. Segundo ele, a largada está marcada para as 8h, em frente ao novo prédio da prefeitura, na Avenida Gervásio Pinheiro, no setor Solar Central Park.  “Nossa expectativa é reunir milhares de atletas amadores e profissionais, além de crianças, jovens, adultos e idosos. Vamos ainda fortalecer nosso trabalho de conscientização contra as drogas, que destrói pessoas e ainda causam malefícios para a saúde”, destacou.

Segundo o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, a realização da corrida resulta em mais uma mobilização de incentivo ao esporte e combate ao uso de drogas. “Esse é um projeto de inserção social, esportivo, que associa educação, saúde e cidadania. Nosso trabalho tem isso exatamente esse: conscientizar a população sobre a importância de praticar esportes e combater o uso indiscriminado de drogas e outras substâncias que prejudicam a saúde”, explicou o secretário.

Seminário

O Núcleo de Saúde Mental de Aparecida irá realizar um seminário Com o tema “Prevenção ao suicídio, drogas e violências nos diferentes contextos de saúde” no dia 25 de setembro. A enfermeira Eurides Santos, afirma que a discussão do assunto é importante para a prevenção e enfrentamento ao problema de ordem social e política.  

“O objetivo desse seminário é sensibilizar a sociedade, profissionais da saúde, forças de segurança pública, entidades de Direitos Humanos e público em geral, para que todos possam apresentar suas dificuldades, angústias e dificuldades, além de estratégias para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontuou a responsável pela realização do seminário.

Concurso de Redação

Durante o evento de lançamento da corrida, a analista educacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, Katia Braga, falou sobre a abertura das inscrições do Concurso de Redação Correndo Pela Vida: Ações de Prevenção às Drogas. Com inscrições abertas até o dia 20 de setembro, a competição visa avaliar textos, como conto e artigo de opinião, das 210 turmas de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, explicou como será realizado o concurso, avaliação dos textos e premiação. “A primeira etapa do concurso acontece na própria escola onde uma produção por turma (do 5° e do 9° ano) será selecionada pelo professor regente para inscrição. A segunda etapa consiste na avaliação de uma banca coordenada pelo Departamento de Ensino e Aprendizagem da Educação Municipal e os melhores trabalhos serão divulgados no dia 4 de outubro nas escolas. A premiação do 1º lugar será uma bicicleta, 2° lugar um tablet e 3° lugar um par patins, que serão entregues no dia 6 de outubro, durante a corrida”, explicou.

O mascote da corrida, protagonista da divulgação da corrida e do concurso de redação, foi apresentado aos presentes durante o lançamento da Corrida Pela Vida Contra as Drogas. O Speed é uma criação dos professores da Escola Municipal de Artes e vai atrair as crianças com uma linguagem lúdica para as temáticas da redação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)