Covid-19: veja onde fazer o teste em Aparecida de Goiânia

Por Camila Godoy

19 de setembro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeitura oferta o exame RT-PCR, padrão ouro para diagnóstico da doença, em 10 postos

A partir desta terça-feira, 19 de setembro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia oferta testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19 em dez postos espalhados pela cidade. O exame, padrão ouro para identificação da doença, é realizado em pacientes que apresentam sintomas gripais há pelo menos três dias. O resultado é disponibilizado no site do laboratório. Pacientes com resultado positivo devem ficar em isolamento e seguir as recomendações médicas. A Central de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entra em contato com todos que testam positivo.

O RT-PCR pode ser realizado por livre demanda em 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Nesses locais não é necessário agendar. Basta procurar o posto de testagem com documentos pessoais em mãos, a partir do terceiro dia de sintomas. Além disso, os moradores podem agendar o exame pelo aplicativo Saúde Aparecida. Neste caso, o teste é realizado no Centro de Especialidades, localizado no Jardim Boa Esperança.

Os testes para diagnóstico da Covid-19 são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Confira os locais:

• UBS Expansul
  • UBS Santa Luzia
  • UBS Papillon Park
  • UBS Garavelo Park
  • UBS Pontal Sul I
  • UBS Colina Azul
  • UBS Buriti Sereno
  • UBS Cruzeiro do Sul
  • UBS Anhambi
  • Centro de Especialidades (mediante agendamento)

Testagem é política pública de Aparecida

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, destaca que a testagem para diagnóstico da covid-19, desde o início da pandemia, é política pública de Aparecida. “Estávamos oferecendo testes rápidos nas unidades, mas eles são enviados pelo Ministério da Saúde. Como nossos estoques estão baixos e ainda não há sinalização de reposição, ampliamos os postos que oferecem o RT-PCR e retomamos a aplicação integral do exame padrão ouro. Estamos sempre em alerta e testando a população para identificar, tratar casos e quebrar as cadeias de transmissão da covid”, afirma.