Covid: veja onde fazer o teste em Aparecida de Goiânia

Por Camila Godoy

5 de fevereiro de 2024

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Prefeitura oferta o exame RT-PCR, padrão ouro para diagnóstico da doença, em 10 postos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia segue ofertando testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19 em dez postos espalhados pela cidade. O exame, padrão ouro para identificação da doença, é realizado em pacientes que apresentam sintomas gripais há pelo menos três dias. Aqueles com resultado positivo devem ficar em isolamento e seguir as recomendações médicas. A Central de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entra em contato com todos que testam positivo.

O RT-PCR pode ser realizado por livre demanda em 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Nesses locais não é necessário agendar. Basta procurar o posto de testagem com documentos pessoais em mãos, a partir do terceiro dia de sintomas. Além disso, os moradores podem agendar o exame pelo aplicativo Saúde Aparecida. Neste caso, o teste é realizado no Laboratório Municipal, localizado no Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança.

Os exames para diagnóstico da Covid-19 estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Confira os locais:

• UBS Expansul
  • UBS Santa Luzia
  • UBS Papillon Park
  • UBS Garavelo Park
  • UBS Pontal Sul I
  • UBS Colina Azul
  • UBS Buriti Sereno
  • UBS Cruzeiro do Sul
  • UBS Anhambi
  • Laboratório Municipal – Centro de Especialidades (mediante agendamento)

Atenção com os sintomas

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, destaca a importância da testagem: “Os sintomas da covid-19 podem ser facilmente confundidos com outras doenças respiratórias, como resfriado, gripe e sinusite. Por isso, é muito importante realizar o teste. Fazer o exame permite identificar casos precocemente, isolar indivíduos infectados e interromper a propagação do vírus”.

São sintomas da covid: febre ou sensação febril; calafrios; tosse; dor de garganta; dor de cabeça; congestão nasal (coriza); problemas no olfato ou no paladar; dificuldade para respirar ou desconforto respiratório; e pressão duradoura no peito.

O gestor faz ainda um alerta para os riscos de aumento dos casos: “Entramos nas comemorações de carnaval, período de festas e aglomerações, em que devemos redobrar a atenção. É fundamental estar com as vacinas em dia e em caso de sintomas procurar um dos nossos dez postos de testagem”.