Crianças da Escola Municipal Guiomar Rosa realizam city tour em alusão a campanha Faça Bonito 2023

Por Rafael Freitas

18 de abril de 2023

Por Rafael Freitas

18 de abril de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Alunos da Escola Municipal Guiomar Rosa, no Jardim Maria Inês, realizaram na manhã desta terça-feira, 18, um city tour em Aparecida de Goiânia com objetivo de conhecer prédios públicos, praças e pontos turísticos do município. O passeio faz parte de um projeto de enfrentamento e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O primeiro local visitado foi o Parque Lafaiete Campos Filho, no Residencial Village Garavelo. O local conta com mata nativa, parquinho para crianças, academia ao ar livre e espaço de convivência. Ao ar livre as crianças tiveram contato com a natureza. Cerca de 80 crianças do 1º e 5º do Ensino Fundamental participaram do city tour.

As crianças também conhecem o Templo das Mãos Postas, o Polo Industrial Goiás, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, o Parque da Família e o Anfiteatro Municipal Cantor Leandro.

“Já estamos nos antecipando e mobilizando as crianças e comunidade para a campanha nacional Faça Bonito 2023, que trabalha a conscientização, a prevenção e o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A visita nesses locais faz com que as crianças conheçam os espaços públicos da cidade e mobiliza todos para essa corrente em defesa da vida”, afirma a diretora da escola, Keila Pereira.

O outro local visitado foi a Praça da Cidade Administrativa Maguito Viela, sede do Poder Executivo. As crianças puderam conhecer as instalações do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) onde funcionam as duas salas de videomonitamento e o Data Center. As crianças foram recebidas pelos guardas municipais Geraldo Custódio e Kepler Estulano, que fizeram apresentação as crianças.

Theo Messina de Sousa, do 1º ano, ficou encantado ao conhecer o funcionamento do CIT. “Eu estou adorando as visitas e achei muito legal as imagens e o monitoramento das nossas escolas”, afirmou. Isabella Rodrigues Sena, do 5º ano, afirmou que o passeio é uma oportunidade de conhecer a cidade. “É muito bom porque a gente conhece os locais de Aparecida, aprende muito com isso, então estou gostando muito”.

Os professores Ludmila Crispim, Heyla Mataroli, Dayana Menezes e Juliano Frederico, acompanharam as crianças. A ação contou também com a participação das residentes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), do Programa de Residência Pedagógica do Governo Federal.

“Esse projeto desperta nas crianças o saber sobre a cidade e ao mesmo tempo trabalha a conscientização, a interação entre as crianças, a cidadania e a prevenção a violência. É um projeto que se movimenta para visitar locais, promover entretenimento e ensino-aprendizagem”, afirma a professora Dayana Menezes.

O inspetor Custódio, responsável pela operação do videomonitoramento, parabenizou a iniciativa da escola. “É muito importante quando a escola promove atividades externas e trazem as crianças para conhecer a cidade. Aqui no videomonitoramento elas puderam conhecer o sistema, como tudo funciona, que as escolas possuem câmaras e que a segurança está sendo dada no ambiente escolar”, concluiu.