Covid-19: veja onde vacinar crianças em Aparecida de Goiânia

Por Camila Godoy e Polliana Martins

2 de fevereiro de 2023

Por Camila Godoy e Polliana Martins

2 de fevereiro de 2023


Foto: Jhonney Macena

Imunização dos pequenos foi retomada após a chegada de novas doses. Todas as crianças acima de seis meses já podem receber a proteção

A vacinação infantil por livre demanda foi retomada em Aparecida de Goiânia nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ter recebido nova remessa de imunizantes contra a covid-19 para este público na tarde desta quarta-feira, 1º. Foram recebidas 9.740 novas doses, sendo 5.370 da Pfizer Baby, destinada às crianças de 6 meses a 2 anos, e 4.370 da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. A imunização está disponível em 7 postos espalhados por todo o município.

Os interessados na proteção vacinal dos pequenos podem procurar a Central de Imunização, a Maternidade Marlene Teixeira ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Cruzeiro do Sul, Santa Luzia, Bairro Cardoso, Veiga Jardim e Bandeirantes.  

Para receber a vacinação contra a covid-19 é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

“Nas últimas semanas, com o baixo estoque de vacinas para o público infantil, utilizamos a estratégia de lista de espera. Agora, com a chegada dessa nova remessa, vamos atender todos que já tinham procurado os postos e aguardavam a convocação da SMS, bem como os demais interessados. Assim, retomamos hoje a vacinação por livre demanda em sete postos e sem interrupção, não paramos nem no horário de almoço. Convidamos a todos os pais e responsáveis para que levem as crianças para vacinar. Nosso pessoal também já está entrando em contato com os pacientes da lista”, informa a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

Mãe consciente da importância da imunização infantil contra a covid-19: amor e cuidado que salva vidas

Reforço infantil indispensável

A gestora aproveita para explicar sobre a nova nota técnica do Ministério da Saúde (MS) que prevê a aplicação de reforço em crianças de 3 a 4 anos: “A partir de pesquisas científicas que comprovam a segurança e eficácia da medida, o Ministério passa a recomendar a aplicação de uma dose de reforço no intervalo de quatro meses em todas as crianças acima de 3 anos. Até então, o reforço era indicado dos cinco anos para frente”.

Mães conscientes, filhos protegidos

No primeiro dia da retomada da vacinação infantil, algumas mamães, cientes da importância da imunização contra a covid-19 para as crianças, levaram seus filhos para receberem as doses necessárias na Central de Imunização. Georgia Emanuela Santos Lopes, mãe da Ágata (1 ano e 8 meses), ressaltou que não perdeu tempo para proteger a filha: “Desde que anunciaram a vacinação das crianças menores, acima de 6 meses, tenho interesse na proteção da minha filha. Hoje de manhã vi no jornal que novas doses tinham chegado e que Aparecida já iria começar a vacinar nesta quinta. Corri e trouxe ela para receber a 1ª dose. Já estou imunizada e quero o mesmo para minha filha. ”

Momento da vacinação: dor leve e rápida que garante mais proteção para os pequenos

Sorridente e com a sensação de dever cumprido, Vanessa Campos, mãe do menino Pedro, contou, satisfeita, que “já tinha um tempinho que eu estava esperando chegarem as vacinas e aí fiquei sabendo hoje, pelo jornal, que tinham chegado e então viemos logo. Eu estava aguardando e agora ele será imunizado, graças a Deus”.

Natali da Silva Rodrigues, mãe do Nicolas Gael (1 ano e 5 meses), revelou que foi no mês passado na Central levar o filho para tomar uma vacina do calendário infantil e soube, na ocasião, que já estava disponível a da Covid-19 para ele. “Então, naquele dia ele tomou a primeira dose e hoje vai tomar a segunda. É muito bom e gratificante saber que, além da gente, ele também já está sendo imunizado, está livre do maior perigo”, enfatizou, aliviada.

Carinho no colo materno com o apoio dos profissionais. A retomada da vacinação traz alívio e segurança para as famílias

Vacinação 12+

Aparecida também recebeu remessa da vacina Pfizer para o público acima de 12 anos. Foram 7.020 novas doses. A imunização de adolescentes e adultos segue em 32 postos:

UBS Andrade Reis

UBS Colina Azul

UBS Jardim Riviera

UBS Jardim Florença

UBS Tiradentes

UBS Veiga Jardim

UBS Papillon Park

UBS Mansões Paraíso

UBS Bairro Hilda

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Cardoso

UBS Delfiore

UBS Jardim dos Ipês

UBS Alto Paraíso

UBS Bandeirantes

UBS Caraíbas

UBS Garavelo Park

UBS Campos Elísios

UBS Bairro Independência

UBS Boa Esperança

UBS Anhambi

UBS Rosa dos Ventos

UBS Jardim Paraíso

UBS Jardim Olímpico

UBS Parque Trindade

UBS Santa Luzia

UBS Nova Olinda

UBS Cândido de Queiroz

UBS Vila São Pedro

UBS Santo André

Central de Imunização

Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Confira os esquemas vacinais contra a covid-19 de acordo com as faixas etárias e algumas condições:

De 06 meses a 2 anos: três doses compostas por D1 + D2 + D3;

De 03 a 11 anos: três doses compostas por D1 + D2 + reforço (R1)

De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1 + D2 + R1;

A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1 + D2 + R1+ R2;

Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional, compondo um esquema de cinco doses: D1+D2+ DA + R1+ R2;

Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.

Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)