Crianças e adolescentes da Guarda Mirim de Aparecida recebem novo fardamento

Por Pabline Flaviane

6 de fevereiro de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

O projeto da Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia conta com 120 agentes entre crianças e adolescentes que passam o horário do contra turno escolar aprendendo noções cívicas, praticando esportes e fazendo aulas de reforço. E para garantir maior integridade, igualdade e inclusão dos Guardas Mirins, foram entregues na manhã desta quinta-feira, 06, novos kits de fardamento para usarem no dia a dia da corporação.

Os kits possuem camiseta e calça de educação física, tênis, camisa social, calça e saia, além do bibico e sapatos social. Presente no evento, que foi realizado na sede da GM no setor Nova Cidade, o prefeito Gustavo Mendanha disse que os ensinamentos aprendidos durante o período que as crianças ficam na unidade os acompanham em toda a vida.

O prefeito Gustavo Mendanha participou da entrega dos kits de uniformes. “Nosso objetivo é oferecer uma política de inclusão para essas crianças. O Centro de Convivência da guarda mirim tem o papel auxiliar no ensino, disciplina e civilidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida, e claro fazem com que se sintam uteis para população. E o uniforme é importante para a identificação dos alunos e também para igualdade entre eles”, ressaltou o prefeito.

Durante a solenidade, o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, ressaltou a contribuição do programa para a sociedade aparecidense. “Este é um trabalho magnífico onde nossas crianças deixam de estar nas ruas sem fazer nada e praticam esporte, estudam e recebem noções de civilidade, respeito e disciplina. E o incentivo do prefeito é fundamental para o nosso sucesso”, comentou.

De acordo com o comandante da Guarda Mirim, o Guarda Civil Municipal Célio Dias, tudo o que é desenvolvido no Centro de Convivência visa a melhoria da qualidade de vida e do futuro das crianças e adolescentes. “Durante todos esses anos resgatamos crianças e adolescentes que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social. Aqui ensinamos valores importantes para uma vida melhor em sociedade e em família”, salientou ele.

Célio disse ainda que o novo fardamento atenderá todas as crianças e que eles serão uma Guarda bem vestida e preparada para melhor atender os chamados da Prefeitura de Aparecida.” O novo uniforme traz maior visibilidade e autoestima e todos os guardas mirins estão mais apresentáveis”.

Deborah Cristina de 12 anos, e Carlos Daniel, de 11, fazem parte da Guarda Mirim e adoraram o novo uniforme. “Eu gostei de tudo, os modelos, da cor, estou muito animada para usar o novo fardamento, fiquei mais alinhada”, disse Deborah. “Eu adorei a nova farda, amo fazer parte desse projeto e quero aqui agradecer a prefeitura de Aparecida”, ressaltou os Guardas Mirins.

Projeto

O Centro de Convivência Guarda Mirim foi criado em 2011 e atende atualmente 120 adolescentes entre meninos e meninas de 09 e 16 anos no turno matutino e vespertino. Como principal objetivo incentivar valores morais, sociais e éticos aos estudantes e assim protegê-los de situações de vulnerabilidade social.

O programa oferece café da manhã e lanche, nos turnos matutino e vespertino, reforço escolar, oficina de dança e música, curso de informática, natação, futebol, atendimento psicológico e palestras sobre cidadania, direitos e deveres civis. A unidade é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Guarda Civil Militar. A secretaria executa o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dentro do projeto Guarda Mirim.