Desafio Aparecida Em Boa Forma entra em nova fase e resultados contagiam participantes

Por Frederico Noleto

21 de agosto de 2019

Por Frederico Noleto

21 de agosto de 2019

Foto: Claudivino Antunes

O Desafio Aparecida Em Boa Forma acaba de retornar de seu recesso e avança para sua segunda etapa. O programa, que antes se restringia apenas aos pais de alunos da Escola Municipal Jardim Olímpico II, agora pode ser usufruído por qualquer um que esteja disposto a participar. O projeto piloto teve início no final de março e contagia os moradores da região com a prática monitorada de exercícios físicos e a mudança dos hábitos alimentares agora avança também para outros bairros. O retorno aconteceu nesta segunda-feira (19) e já contou com os novos participantes. “É uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. Fiquei muito contente com a seriedade dos profissionais. Meu objetivo é ter qualidade de vida. Não é nem ficar esbelta e nem mais bonita. Claro que quero emagrecer, mas antes de tudo quero mais ainda a qualidade de vida. Essa é a minha expectativa e gostaria que o projeto possa contagiar toda a cidade” – conta a moradora Joelita Correia.

A ação tem como principal divulgador o prefeito Gustavo Mendanha, que também adotou um novo estilo de vida, transformando seus hábitos alimentares e praticando exercícios físicos de forma regular. Após a mudança ele já perdeu mais de 30kg. A ideia é incentivar a prática de esportes e atividades físicas supervisionadas por uma equipe de professores de educação física, médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas da Prefeitura. “Perdi 3 Kg e ganhei muita disposição. Fazia uns 6 anos que não praticava nenhuma atividade física e já estava com problema na coluna, tomava remédios prá isso. Hoje e não sinto dores, perdi peso e medidas e melhorei muito minha alimentação com as nutricionistas” – lembra Nilva Miranda.

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que o projeto pretende contagiar o município para a importância da prática de exercícios físicos para a conquista da saúde e de muito mais qualidade de vida. “Estão sendo realizados os investimentos necessários para tornar o atendimento cada vez mais humanizado, como o Hospital Municipal de Aparecida e (HMAP), o Centro de Diagnósticos e Especialidades, a informatização do sistema e as parcerias estratégicas, como a que firmamos com o Hospital Sírio-Libanês, que já ajudou a diminuir de forma considerável o tempo de espera nas filas das Unidades de Pronto Atendimento. Mas a conscientização da população para a importância dos bons hábitos é essencial. A cidade só tem a ganhar” – pontua.

“Eu não praticava nenhum tipo de exercício físico. Na verdade até perdi pouco peso, comparada com outros colegas, uns 2 quilos. Mas estou super disposta e já nem sinto mais dores no corpo como sentia antes. A gente ganha qualidade de vida” – conta Edneiva Pires. “O resultado foi ótimo. Estamos com a corda toda. Não praticava nenhum exercício e agora eu faço caminhada todos os dias. Me sinto bem melhor, muito mais disposta. Minha vida mudou muito. Os exercícios me ajudaram a não precisar tomar hormônios. Eu estou me sentido muito bem e isso tá contagiando as pessoas à minha volta. Até minha filha resolveu participar das atividades junto comigo e tá gostando muito. Esse projeto pode acabar nunca. Quem participa só tem a ganhar” – completa Edriane Ribeiro.

Nova etapa
O Desafio Aparecida Em Boa Forma começou como um projeto piloto, inicialmente apenas para os moradores do Jardim Olímpico e região. No mês de setembro o projeto também atenderá à comunidade dos moradores da região do setor Parque Ibirapuera, que já se mobiliza para a oportunidade de mudança de hábitos. Segundo a chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, a nutricionista Bruna Aniele Cota, que é coordenadora do projeto, a iniciativa partiu dos próprios moradores e a prefeitura irá providenciar todo o suporte necessário para a prática regular e supervisionada de atividades físicas na região.

O projeto
O Desafio Aparecida em Boa Forma oferece atividades supervisionadas por professores de educação física, em escolas municipais, duas vezes por semana, no período noturno. Profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas realizam o acompanhamento dos participantes durante três meses, período de duração de cada ciclo do projeto, inclusive com a realização de exames específicos. Foram oferecidas 30 vagas para os primeiros participantes do projeto piloto, que acontece na Escola Municipal Jardim Olímpico II. Além disso, o Desafio Aparecida em Boa Forma também prevê atividades abertas ao público, tais como caminhada, corrida e aulas de dança, em diversos pontos da cidade.