Desenvolvimento urbano: 101 motivos para celebrar o aniversário de Aparecida

Por Allan David

12 de maio de 2023

Foto: Arquivo Secom

Gestão municipal constrói novas praças, revitaliza o paisagismo de ruas e avenidas e executa manutenção constante nos bairros para melhorar a qualidade de vida da população

No seu aniversário de 101 anos de fundação, Aparecida comemora também seu desenvolvimento urbano e social. A cidade está mais bonita, aconchegante e inclusiva, indicando que o município tem cuidado bem da sua gente e dos seus espaços públicos.

Projeto executado nas gestões dos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha e aperfeiçoado agora, na administração do prefeito Vilmar Mariano, está deixando ruas, avenidas, praças e canteiros centrais limpos e coloridos. É um novo visual, que torna esses espaços protagonistas e não mais meros coadjuvantes no paisagismo da cidade.

Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela

O plantio de flores e a revitalização dos jardins, do calçamento, dos pergolados e bancos deu nova cara às avenidas Atlântica, no Jardim Tropical; Alameda do Almeida, no Jardim Luz; Jataí, no Setor Bela Vista; São Paulo, na Vila Brasília; avenidas Santana, no Retiro do Bosque e Independência, no setor Village Garavelo.

Para deixar tudo bonito e florido, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) utilizou mais de 70 mil m² de grama esmeralda e plantou cerca de 600 mil mudas de flores como tagete, petúnia, sálvia de cardeal, sálvia mix, sálvia azul e vinca. Os espaços revitalizados receberam ainda vasos e lixeiras produzidos pela equipe de Parques e Jardins da SDU.

Canteiro Central da Avenida São Paulo, Vila Brasília

A Avenida Flamingo, no Colina Azul, é uma das vias revitalizadas na gestão do prefeito Vilmar Mariano. “É um meio de o poder público promover bem-estar e qualidade de vida para os moradores e embelezar a cidade”, explica o gestor. Vilmar também lançou recentemente as obras de revitalização da Avenida Arão de Souza, no Independência Mansões.

Novas praças na cidade

A Prefeitura de Aparecida também investe na construção de novas e modernas praças em toda a cidade. Nos últimos dois anos foram entregues mais de 50 novos espaços públicos, ampliando o acesso dos moradores a locais de convivência, lazer e prática de esportes.

Praça Paulo Joaquim Barbosa inaugurada no Setor Vila Oliveira

As praças são equipadas com academia aberta, parque infantil, pista de caminhada, bancos de madeira, decoração, lixeiras, iluminação e, em alguns casos, campo de futebol com grama sintética. A expectativa da SDU é entregar 100 novas praças nos próximos dois anos.

A mais nova praça entregue pelo prefeito Vilmar Mariano é a Wilmar Leite de Amorim, no setor Mansões Paraíso. Ao longo deste primeiro ano de sua gestão, Vilmar inaugurou novas praças também nos setores Vila Oliveira, Conjunto Estrela do Sul, Bairro Cardoso, Jardim Alto Paraíso, Colina Azul, Jardim Olímpico e Jardim Tiradentes.

Parte da infraestrutura das novas praças de Aparecida, a iluminação com lâmpadas de LED – que são mais eficientes e demandam menos manutenção – começa a ser implantada paulatinamente nas ruas e avenidas da cidade. A Avenida Guyraupiá, no Bairro Cardoso II, já tem essa tecnologia. Entregue em abril pelo prefeito Vilmar Mariano, a iluminação em LED da Avenida Guyraupiá conta com lâmpadas de 30.000 lumens, equivalente a 240 watts.

“A atual gestão tem um compromisso muito forte com o bem-estar dos moradores. Por isso, a Prefeitura de Aparecida executa uma agenda permanente também de roçagem de lotes baldios, varrição de ruas, recolhimento de lixo e entulho e poda de árvores, entre outros serviços”, completa Aldivo Araújo, secretário de Desenvolvimento Urbano.