Desenvolvimento Urbano atua na melhoria da qualidade de vida dos aparecidenses com construção de praças e parques

Por Rackel Vieira

22 de janeiro de 2019

Por Rackel Vieira

22 de janeiro de 2019

Foto: Arquivo Secom

Início de um novo ano é época de fazer um balanço sobre as ações realizadas. Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia (SDU), realizou um relatório de atividades da pasta, relativo ao ano de 2018. A atuação da secretaria se dá, basicamente, em promover maior qualidade de vida aos aparecidenses ao deixar a cidade mais limpa e bem urbanizada. A secretaria apresentou ainda as ações previstas para 2019.

Segundo o secretario de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia, sete praças foram entregues somente em 2018 e a a população de Aparecida ainda vai contar este ano com mais 26 novas praças, além da reforma de 32 praças e três parques. “Estamos focados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos aparecidenses, por isso também realizamos um trabalho eficaz que tem percorrido todos os bairros do município diariamente com todos os equipamentos necessários para a limpeza dos lotes baldios, poda de gramas em ilhas, praças, recolhimento de lixos e entulhos, e urbanização da cidade. Os resultados deste tipo de trabalho vão desde a diminuição de insetos à melhoria da sensação de segurança”, destacou.

Dois grupos especiais trabalham na manutenção da roçagem e poda em escolas municipais e estaduais, órgãos públicos e também nos pólos industriais. O serviço é dividido em duas etapas no ano, atendendo todos os bairros da cidade. “A obrigação de manter o terreno baldio limpo é do proprietário do imóvel, mas a prefeitura vem realizando este serviço pelo menos duas vezes ao ano para poder minimizar os problemas para os moradores vizinhos desses locais e a partir deste ano, este trabalho será executado de forma continuada”, ressaltou.

Resíduos sólidos

Um grande problema enfrentado pela administração pública na busca de uma cidade limpa é o entulho jogado nas ruas, lotes baldios, ilhas e áreas de preservação ambiental. Ao todo foram recolhidos, 36,3 mil toneladas de entulho principalmente de construção civil. Já de lixo residencial foram recolhidas pelos caminhões de coleta, 116,5 mil toneladas. “Jogar lixo, deixar ou manter a rua suja não é somente uma questão de estética, mas uma questão de saúde. É dever tanto da administração pública como do cidadão manter a cidade limpa. A administração oferece a coleta de lixo, faz a limpeza de ruas e passeios públicos e o cidadão ajuda não jogando lixo nas ruas, desde de um papel de bala até móveis, e mantendo limpo seu lote”, pontuou o secretário.