Dia D do exame Papanicolau movimenta unidades de saúde de Aparecida neste sábado, 24 de setembro

Por Camila Godoy

24 de setembro de 2022

Por Camila Godoy

24 de setembro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Procedimento está disponível hoje em 36 locais das 7 às 15h. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa pode procurar um dos postos para fazer ou agendar o exame.

Neste sábado, 24 de setembro, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promove o Dia D do exame preventivo do câncer de colo do útero, conhecido popularmente como papanicolau. O procedimento é realizado gratuitamente das 7h às 15h em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) que estão abertas exclusivamente para a ação e o fluxo de pacientes está intenso desde o início dos trabalhos. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para realizar ou agendar o exame. Não é necessário pedido médico.

O papanicolau identifica infecções e alterações nas células do colo do útero possibilitando o diagnóstico precoce de doenças. “Com a pandemia, muitas mulheres deixaram de fazer o exame preventivo, que deve ser realizado anualmente ou conforme indicação médica. Por isso, estamos empenhados em facilitar o acesso e assim alcançar o maior número de pacientes. O papanicolau já é oferecido de segunda à sexta-feira em todas as UBS´s da cidade. Neste sábado, mobilizamos nossas equipes e disponibilizamos o exame em 36 postos”, destaca o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

O superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, explica que neste Dia D as UBS´s estão atendendo tanto pacientes agendadas previamente quanto por livre demanda: “Cada equipe de enfermagem tem capacidade de realizar pelo menos 14 atendimentos. Assim, nossa expectativa é a de fazer cerca de 600 coletas. Se as vagas esgotarem em alguma unidade ao longo do dia, o exame já vai ficar agendado. Todas as mulheres estão sendo acolhidas, atendidas e encaminhadas. Aproveitem a oportunidade. O exame preventivo salva vidas!”

A chefe de Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, reforça o chamamento: “Solicitamos que as mulheres venham aos serviços de saúde buscar essa prevenção. Além da intensificação desses exames ao longo deste mês, hoje estamos temos o Dia D com 36 UBS’s abrindo num sábado para atendimentos já agendados e também atendendo à demanda espontânea, às pessoas que ficaram sabendo da mobilização e estão vindo sem agendar. É fundamental que o câncer de colo de útero seja diagnosticado precocemente e o exame identifica fatores precursores da doença.”

Facilidade e segurança

Antes das 8h da manhã deste sábado, Adélia Moreira da Cruz, 64 anos, moradora do Jardim Eldorado, já estava na recepção da UBS Expansul para fazer o exame que ela tinha agendado há menos de um mês na unidade. Alegre e afirmando ser cuidadosa com a própria saúde, ela elogiou a iniciativa do Dia D: “Gostei muito de fazer o papanicolau hoje. Pouca gente, sem tumulto. Faço esse exame todos os anos, é importante fazer pra prevenir o câncer no útero. E também fui bem atendida, o povo aqui é muito legal, há oito anos faça meus tratamentos aqui na Expansul”.

Como é realizado o exame

A coordenadora médica da SMS, Lúcia Pacheco, explica que o Papanicolau é feito a partir de um material coletado no colo do útero: “Para a coleta é introduzido na vagina um instrumento chamado espéculo, que permite ao médico ou enfermeiro fazer a inspeção visual. O profissional então provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha. As células colhidas são colocadas em uma lâmina para análise laboratorial”.

Postos em funcionamento no Dia D:

UBS Alto Paraíso;
UBS Andrade Reis;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Colina Azul;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Expansul;
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Tiradentes;
UBS Madre Germana;
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul I;
UBS Pontal Sul II;
UBS Porto das Pedras;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Riviera;
UBS Santa Luzia;
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim;
UBS Vila Delfiore;
Centro de Atendimento Ambulatorial

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)