Dia Internacional da Mulher em Aparecida é comemorado com extensa programação

Por Lígia Mariani

8 de março de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, a Prefeitura de Aparecida realizou um extensa programação na parte da manhã em alusão a data. Direitos e valorização das mulheres foram os principais temas das atividades, que contaram com passeio ciclístico, assinatura de Termo de Permissão de Uso de Bem Imóvel Público ao CEVAM e café da manhã especial.

O dia começou com passeio ciclístico e homenagens. A iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE), reuniu milhares de pessoas. A concentração e saída foi no Colégio Estadual Dom Pedro I, região central da cidade.

Em sua 16° edição, o tradicional Passeio Ciclístico para as mulheres de Aparecida percorreu quatro quilômetros até a Praça da Matriz. A chegada foi marcada por shows e apresentações culturais. “Essa ação já é tradição em Aparecida. Além de incentivar a pratica esportiva e qualidade de vida, queremos mostrar a população sobre a importância da mulher. Esse movimento visa valorizar todas as mulheres, especialmente nesta data”, ressaltou o secretário de Esportes, Gefersson Aragão. Na ocasião, personalidades femininas do município também foram homenageadas.

Na sede do Paço municipal, servidoras e a esposas de vereadores receberam uma homenagem especial com um lindo café da manhã.  “Esse período não é apenas de comemoração, mas de reflexão. Não somos o sexo frágil, juntas somos mais, somos poderosas. E hoje é apenas mais uma data para nos homenagear”, salientou a primeira-dama, Mayara Mendanha que recepcionou todos. Na ocasião, o prefeito também assinou o Termo de Permissão de Uso de Bem Imóvel Público para o Centro de Valorização da Mulher (CEVAM), intitulado Casa de Mãe Sozinha Amália Franco, que será instalado em Aparecida no setor Andrade Reis.

“No ano passado já atendemos alguns pedidos, como a doação do terreno para o Centro de Valorização da Mulher (Cevam). Cedemos a área e hoje assinamos o termo de permissão já do imóvel, que tenho certeza que em breve será bem utilizado. Escolhemos hoje para essa assinatura. Sei que o dia das mulheres são todos os dias, mas hoje é um dia especial, escolhido para homenageá-las. Então, à vocês, e em especial à minha esposa e primeira-dama, Mayara Mendanha, toda a minha admiração, respeito e carinho. Todas as homenagens hoje serão pequenas diante de tanta beleza e da força que vocês demonstram diariamente”, enfatizou o prefeito Gustavo Mendanha.

Em seguida, na sede da ACIAG, no segundo andar da ala administrativa da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, mulheres do município foram homenageadas pela instituição. “Hoje as mulheres estão ocupando espaços importantes na economia, e se tornando empreendedoras. Mas sabemos que ainda ocorrem situações de falência de empresas motivadas pelo falecimento do empresário, porque a família simplesmente não tem conhecimentos e condições de seguir com o negócio. Então prepará-las para esse universo, oferecer o suporte da instituição para as que tem interesse no segmento é muito importante”, destacou o presidente da Associação.

Ao final Gustavo destacou a participação da mulher em várias áreas: “As mulheres têm marcado as últimas décadas mostrando que a competência no trabalho também é um grande marco feminino. Transmitem com clareza e delicadeza todas as tarefas que desenvolvem. A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos. Parabéns a todas” , finalizou.