Dia Internacional da Pessoa com Deficiencia Física é comemorado em Aparecida

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 2 de dezembro de 2014 – Em 1998 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência. Para comemorar essa data, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira, 2, na Praça da Matriz, uma programação extensa voltada aos portadores de necessidades especiais (PNE), cujo  o tema foi “Aparecida Vivenciando as Diferenças”.

Durante toda manhã, as atividades envolveram aferição de pressão e glicemia,  corrida de 100m de olhos vendados, boxa, basquete e vôlei sentado, modalidade da qual o prefeito Maguito Vilela jogou por alguns minutos. “O objetivo da comemoração é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão dos deficientes na sociedade. São essas diferenças que nos tornam especiais”, salientou Maguito.

Segundo o secretário de Assistência Social, José Ribamar, devemos nos espelhar no que a pessoa com algum tipo de deficiência nos transmite. “É incrível como algumas pessoas que não têm nenhuma dificuldade física encontram obstáculos em situações tão simples. Hoje vendo essas pessoas jogando, correndo, entendo que temos apenas que nos espelhar e parar de reclamar”, salientou.

O Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiêcia e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

“A intenção desse ato é promover na sociedade uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, com a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência”, argumentou o diretor de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, José Fernando da Silva.