Dia Mundial de Combate à Hanseníase mobiliza unidades de saúde em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 27 de janeiro de 2016 – No último domingo (31) de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Em Aparecida, as unidades de saúde vão intensificar as ações de orientação sobre os sinais, sintomas e tratamento da doença. O objetivo é conscientizar a população para o diagnóstico precoce, contribuindo com a quebra de transmissão da doença e aumentando as chances de cura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2015, foram registrados 179 casos de hanseníase, sendo 10 casos em menores de 15 anos. Só neste mês de janeiro foram notificados 15 novos casos doença. “Considerando que o município oferece informação, orientação e tratamento gratuito, a população precisa ficar atenta aos sintomas e procurar uma unidade de saúde mais próxima”, alerta a coordenadora de Tuberculose e Hanseníase, Magali Maria de Carvalho.

As ações de combate a hanseníase são realizadas durante todo o ano em Aparecida, mas nesta semana, que antecede o dia mundial de combate à doença, são intensificadas. Cartazes informativos são fixados nas unidades de saúde e material explicativo são distribuídos para a população. Todas as unidades do município estão preparadas para orientar os moradores e realizar tratamento adequado, quando a doença é diagnosticada precocemente.

A hanseníase e os sintomas

Segundo o Ministério da Saúde a hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos. Pessoas de todas as idades, independente do sexo ou classe social, estão sujeitas a doença. Se não for tratada, a hanseníase pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Os sintomas mais comuns são dormência nos pés, manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo. Caroços avermelhados ou castanhos. Essas áreas costumam ter diminuição ou perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato.  

Transmissão e tratamento

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamento através das vias aéreas (pelo ar). A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde, numa combinação de medicamentos. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.

 

SUGESTÃO DE PAUTA

 

Assunto: Dia Mundial de Combate à Hanseníase, 31 de janeiro de 2016

Local: Todas as unidades de saúde. Referência: Cais Nova Era, Avenida São João, 111 – Jardim Nova Era, Aparecida de Goiânia 

Data: Semana que antecede o dia mundial de combate à doença 

Contato: Coordenadora de Tuberculose e Hanseníase, Magali Maria de Carvalho / 3545-6098 / 9904 / 8471-9050

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)