Dia Municipal da Juventude deve reunir milhares de pessoas em Aparecida

Por Allan David

30 de agosto de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Evento faz parte do calendário oficial de Aparecida e será celebrado com extensa programação cultural e esportiva na terça-feira, 03/09

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, prepara um grande evento para marcar as comemorações do Dia Municipal da Juventude. A programação cultural e esportiva será realizada na próxima terça-feira, 03, das 8h às 12h, na Praça CEU’S do Parque Flamboyant. Mais de dois mil jovens da cidade devem participar das atrações.

Na abertura do evento, que é gratuito, o público será recebido com um café da manhã. E ao longo da manhã os jovens poderão prestigiar a apresentação de diversos artistas de Aparecida. São talentos da música sertaneja, do segmento gospel e do hip hop, por exemplo, revelados no Festival da Juventude. O concurso, realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude busca incentivar e revelar o talento dos aparecidenses com vocação para a música.

Outra atração do Dia Municipal da Juventude será a praça esportiva. Durante toda a manhã, atletas do boxe, Jiu-Jitsu, capoeira e futebol de golzinho irão demonstrar golpes, manobras e técnicas de cada uma dessas modalidades. A Praça CEU’S será palco também de coreografias apresentadas por grupos de dança formados por alunos de escolas públicas de Aparecida de Goiânia.

Na praça, será montada ainda uma exposição de som automotivo. O som mecânico promete animar os jovens que vão aproveitar a pista de esportes para andar de skate, patins e nas bikes voadoras da categoria BMX.

Já no auditório do CEU das Artes, os estudantes que participam regularmente dos Aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que oferecem preparação para os candidatos ao exame e são oferecidos pela prefeitura – assistirão uma aula especial de redação, às 9h30.

Polo de qualificação de jovens

O secretário executivo da Juventude, Hanleryo Arantes, adianta que no Dia Municipal da Juventude a Prefeitura de Aparecida vai inaugurar na Praça CEU’S a sala Estação Juventude 2.0. Segundo ele, o local assumirá a função de polo para qualificação de jovens, onde serão ministrados cursos de informática e de assistente administrativo.

“A juventude sempre foi muito desprestigiada em nosso país. E mediante a isso, a Prefeitura de Aparecida dá exemplo a outros municípios brasileiros. A começar da criação de uma secretaria executiva específica para a juventude, o que ajuda muito no processo de formulação de políticas públicas que beneficiem o jovem aparecidense. Essas e outras medidas representam um avanço muito grande na valorização da nossa juventude”, cita Hanleryo.

Governo federal confirma presença

Para conhecer de perto os programas sociais voltados aos jovens de Aparecida, a própria secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, confirmou presença no evento de terça-feira. Ela é ligada diretamente à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Fique por dentro

O Dia Municipal da Juventude é celebrado oficialmente em 31 de agosto e está amparado em lei de 2017 que instituiu essa data no calendário de Aparecida.