Disque Busca recolhe móveis e eletrodomésticos velhos em Aparecida

Por Rafael Freitas

10 de janeiro de 2023

Por Rafael Freitas

10 de janeiro de 2023


Foto: Caudivino Antune

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), disponibiliza um serviço exclusivo que ajuda a manter a limpeza urbana da cidade e ainda contribui com a preservação do meio ambiente.

O Disque Busca realiza o recolhimento de materiais domésticos, isto é, objetos que estão fora das condições de uso, como móveis e eletrodomésticos velhos ou quebrados.

“Esse é um serviço útil, gratuito e disponível para toda população de Aparecida. O objetivo é evitar que materiais domésticos velhos, como sofá, fogão, armários, guarda-roupa, sejam descartados de forma indevida em vias públicas, lotes baldios, praças e áreas verdes, causando transtornos como poluição do meio ambiente e muita sujeira”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araujo.

O sofá velho continua liderando o número de objetos recolhidos em residências. Em seguida, aparece guarda-roupa, tanquinho, fogão e outros itens de uso doméstico – todos danificados ou fora das condições de uso. Itens como geladeiras, impressoras, ventiladores completam a lista.

A diretora de Resíduos Sólidos, Larissa Brandão , afirma que a destinação adequada de todo resíduo contribui com o embelezamento da cidade e preservação do meio ambiente. “O Disque Busca é um serviço que ajuda o cidadão a dar a destinação correta de móveis velhos e estragados. Além disso, ajuda com a limpeza urbana e com a preservação do meio ambiente. São vários benefícios atribuídos ao serviço”, destacou.

Depois de recolhidos, por um caminhão da coleta seletiva, os materiais em condições de reaproveitamento são levados para as cooperativas de reciclagem do município, que empregam centenas de trabalhadores. Já aqueles objetos que são inutilizáveis são encaminhados para o Aterro Sanitário de Aparecida, que segue diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Como solicitar
O Disque Busca funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e pode ser solicitado por meio do telefone 3545-9969. É necessário que o solicitante informe os dados pessoais, o endereço completo e telefone para contato. Aberta a solicitação do serviço, as equipes do Disque Busca vão até a residência, no dia e horário agendado, para recolher o material dispensado pelo morador.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)