Distribuição de 1,5 mil mudas marca celebração do Dia Mundial da Educação Ambiental

Por Rayane Novais

27 de janeiro de 2023

Por Rayane Novais

27 de janeiro de 2023

Foto: Caudivino Antunes

População levou para casa espécimes nativas do cerrado, além de árvores frutíferas e hortaliças

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMA), celebrou na tarde desta quinta-feira, 26, o Dia Mundial da Educação Ambiental. A ação contou com o apoio do Instituto Plantadores de Água e aconteceu no Espaço do Centenário, no Aparecida Shopping. A ação foi marcada pela distribuição de 1,5 mil mudas de árvores nativas do cerrado, além de espécimes frutíferas e hortaliças.

O evento teve como objetivo alertar a população sobre a importância da preservação ambiental. “ Essa data nos proporciona a oportunidade de começar um novo ciclo e desenvolver novos hábitos para que as futuras gerações tenham condições de usufruir de um ambiente saudável, com muito verde e equilibrado”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cláudio Everson.

Coordenadora de Educação Ambiental, Kamila Giacomet, falou sobre a importância desta data para a preservação do meio ambiente. “ O intuito é promover a conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação. E para incentivar a preservação ambiental realizamos a distribuição gratuita de mudas de espécimes nativas, frutíferas e hortaliças”.

Diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Régis Inácio, pontuou que a educação ambiental forma indivíduos conscientes e desenvolve ações integradas entre todas as classes sociais. “Queremos sempre trabalhar de forma educativa para que não haja a necessidade de punições futuras. Quando conscientizamos a população conseguimos estimular o trabalho coletivo para manter um ambiente arborizado e mais saudável”.

Entre as 1,5 mil mudas de espécimes distribuídas estavam hortaliças como manjericão, alface, rúcula, ipês do cerrado e árvores frutíferas. Juíza de Direito, Francis Barbosa, é do Piauí e está em Aparecida de Goiânia a passeio. A magistrada contou que foi ao Aparecida Shopping para almoçar e foi convidada pelo servidor da Semma para participar da ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Educação Ambiental.

“Gostei muito do que eu vi aqui e estou levando diversas mudas. Lá no Piauí elas irão ser plantadas e cultivadas com todo carinho que merecem. É de extrema importância ações como essa, que incentiva o cultivo e a preservação ambiental”.

Participaram da Ação Educativa os vereadores por Aparecida de Goiânia Isaac Martins, Marcos Miranda e Vencerlino da Silva, conhecido como Amendoim, bem como os secretários Erick Magalhães (Cultura), Sandro Cristopher (Ciência, tecnologia e Inovação), Geferson Aragão (Esporte), Roberto Cândido (Segurança Pública) e a superintendente de Ensino, Idelma Oliveira que representou o professor Divino Eterno, Secretário de educação.

“Educação ambiental não se faz sozinho. O meio ambiente está presente em todos os lugares e por isso somos parceiros de todo o poder público para conscientizar a população da melhor forma possível”, pontuou a Coordenadora Ambiental, Kamila Giacomet.

“Sou um apaixonado pelo meio ambiente. O dia hoje é muito importante e cabe a nós orientar nossas crianças e adolescentes sobre as boas práticas de preservação ambiental: o maior tesouro que temos hoje”, afirmou o vereador Isaac Martins.

Secretário de Segurança Pública, Roberto Cândido, pontuou a importância da conscientização dentro da sociedade. “A melhoria de um Município se estende por meio da educação. Conscientizar é o caminho, e a melhor forma de conseguir atingir esse objetivo é por meio da parceria entre o poder público. Estamos no caminho certo e assim vamos conseguir garantir um ambiente adequado para as futuras gerações”.

Viveiro do Cerrado

Aparecida de Goiânia é a única cidade do Centro-Oeste que possui o “Viveiro do Cerrado”, projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de produzir e distribuir, de forma assistida e gratuita, mudas de diversas espécimes.

Interessados em adquirir mudas de espécimes nativas, frutíferas ou hortaliças devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, localizada no prédio da Cidade Administrativa para fazer o cadastro. A retirada é feita no Viveiro do Cerrado com disponibilidade de até 20 mudas por CPF.

Dia Mundial da Educação ambiental

O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado anualmente no dia 26 de janeiro. A data foi marcada em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizou o Encontro Internacional de Educação Ambiental, em Belgrado, antiga Iugoslávia. Ao final do evento, a “Carta de Belgrado” foi elaborada, sendo o primeiro marco para o desenvolvimento da educação ambiental.

O documento traz recomendações e orientações, ainda atuais, que destacam a relação entre os sistemas econômicos, políticos e sociais com o meio ambiente de forma a um proteger o outro.