Domingo do aparecidense foi ensolarado e regado a música instrumental das bandas e fanfarras da cidade

Por Daniela Ribeiro

23 de setembro de 2018

Por Daniela Ribeiro

23 de setembro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Centenas de moradores da região do Parque da Criança acompanharam as apresentações musicais das bandas e fanfarras do município. Projeto será levado para mais dois parques da cidade

A universalização da música promove, entre outros pontos, a melhoria da qualidade de vida da população, melhora a auto estima, enaltece e enriquece a alma do ser humano . E é com esse objetivo que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura idealizou e apresentou na tarde deste domingo, 23, a primeira edição do projeto Música no Parque.

Em uma tarde ensolarada os moradores da região do Parque da Família, no setor Mansões Paraíso, curtiram as apresentações das Bandas Marciais e Fanfarras formadas nas escolas municipais e estaduais. Se apresentaram a Banda Marcial Jardim Tiradentes, Banda Musical Olímpio Alves, a Fanfarra Severina Maria de Jesus, Banda Marcial José da Costa e a Banda Marcial Dom Pedro II.

“Cheguei aqui hoje com minha neta e fiquei surpreso ao ver os músicos se preparando. Uma surpresa muito boa, aliás, pois penso que a boa música e a cultura deve chegar a todos os lugares e para todas as pessoas. Tomara que este projeto aconteça mais vezes”, comentou Wagner Ferreira que mora no Veiga Jardim e curtia o parque com a pequena Maria Eduarda. “Eu gostei muito das músicas”, disse ela ao lado do avô.

O ápice ficou por conta da apresentação da Banda Sinfônica de Aparecida de Aparecida de Goiânia, que é formada por 60 músicos, e tocaram desde músicas populares ao tema central do filme O Rei Leão. O maestro Francinaldo contou que a performance em um espaço aberto é um desafio, mas vale a pena por conta de todo o benefício social que a música traz para as pessoas.

“Alguns dos nossos instrumentos são extremamente acústicos como a flauta e o saxofone, que requerem um ambiente mais fechado, mas aqui ajustamos todos eles junto com microfone para que o som chega ao público. Mas ter essa oportunidade de levar a música para perto das pessoas, principalmente aquelas que não têm condições de ir ao teatro, é bastante gratificante”, comentou o maestro.

A Banda Sinfônica Municipal é composta por 60 integrantes e acaba de completar dois anos de formação. Na tarde deste domingo, 50 deles se apresentaram para o público no parque e entre eles estava o Yago Tocach, que estuda música na Universidade Federal de Goiás. “Tocar para este público hoje foi muito bom, temos a oportunidade de ter um crescimento pessoal e profissional, de transformar e melhorar a vida das pessoas”, sublinhou.

As outras apresentações do projeto Música no Parque acontecerão ainda este ano nos Parques da Família, na região Central e no Tamanduá, na região do Garavelo. “Queremos levar a música instrumental para todas as partes da cidade e chegar a mais pessoas. Além disso, valorizamos as bandas e fanfarras da cidade”, salientou o diretor de Cultura, Redelson Thomaz.

O secretário executivo de Cultura de Aparecida de Goiânia, Avelino Marinho destacou que o projeto atingiu seu objetivo que era o de trazer as pessoas para o parque e ouvir uma boa música. “A música é cultura. Temos uma diversidade cultural muito grande na área da música no município, pois temos a música clássica com as bandas e fanfarras, temos o hip hop, o gospel, o sertanejo, dentre outros. E temos que mostrar isso a todos”.

Avelino informou ainda que nos próximos meses será encaminhado para a Câmara Municipal de Aparecida, o projeto de Lei para a criação da da Escola Municipal de Artes. “Queremos levar a música para todas as escolas da cidade e ampliar de 300 para mais de mil estudantes na área, utilizando o contraturno das atividades pedagógicas, valorizando a arte no município”, comunicou o secretário executivo.