Drive da Cidade Administrativa vai funcionar exclusivamente para testagem com RT-PCR

Por Camila Godoy

23 de janeiro de 2022

Por Camila Godoy

23 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Nesta semana, a Prefeitura de Aparecida insere o drive da Cidade Administrativa no circuito de postos fixos de testagens com o exame RT-PCR, considerado por especialistas como o padrão ouro internacional para detecção do novo coronavírus. Dessa maneira, o sábado, 22 de janeiro, foi o último dia em que o local funcionou destinado à vacinação. A partir de amanhã, 24, o drive será fechado para reestruturação e transformação em posto de testagem. Nos próximos dias ele será aberto com a nova função. O início da testagem será amplamente divulgado. Assim como os outros nove postos de testagem com exame RT-PCR espalhados pela cidade, o drive de testagem na Cidade Administrativa irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” ou pelo 0800-646-1590.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, esclarece que a mudança se deve à inserção da Vacinação contra a covid em 35 UBS’s e ao aumento da demanda por testes de detecção da covid-19 desde os últimos dias do ano passado: “Continuaremos com a vacinação em 36 postos na cidade, sendo 35 UBS’s e a Central de Imunização, localizada no Centro de Aparecida, e eles acomodarão a demanda que existe hoje no drive. Percebemos que após a vacinação contra a Covid ser ampliada para todas as salas de Imunização da cidade, a procura pelo serviço no drive-thru diminuiu. Por outro lado, a demanda por testagem aumentou. Então, decidimos pelo remanejamento”.

A partir desta segunda a vacinação em Aparecida será realizada nas seguintes UBS’s que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas para organização do serviço: UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori.

Além das unidades citadas, a vacinação também é feita na Central de Imunização de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Testagem

Em Aparecida, os testes RT-PCR são realizados em nove postos espalhados pela cidade, sendo 7 UBS’s e dois drive-thrus. Em breve, com a abertura de mais um ponto na Cidade Administrativa, o município terá dez pontos de coleta, sendo três drives. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.

Atualmente, a testagem em Aparecida é realizada de segunda a sexta nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro das 8h às 16h. Há ainda os drives do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança e o do Garavelo, ao lado do Hospital Garavelo, também das 8h às 16h. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito somente em pacientes internados.

Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS. Ao todo, Aparecida já realizou 445.900 testes padrão ouro.

Campanha de Vacinação

Atualmente, qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 37 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela SMS: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Vacinação infantil

Além disso, a partir desta segunda-feira, 24, todas as crianças de 5 a 11 anos poderão ser imunizadas contra a covid-19 em sete postos fixos. Até então, nesses locais, apenas crianças de 11 anos eram imunizadas e crianças a partir de 5 anos que pertencessem a algum grupo prioritário. Porém, agora, assim como nas escolas, todo o público infantil autorizado pelo Ministério da Saúde poderá receber o imunizante pediátrico na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Concomitantemente, a Secretaria de Saúde de Aparecida está realizando uma maratona de visitas em mais de 50 escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos matriculadas nessas instituições e também residentes nas imediações das unidades escolares. Em todos os locais, unidades de Saúde ou escolas, as vacinas pediátricas são aplicadas mediante a apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. As crianças também precisam estar acompanhadas de um responsável legal ou apresentar termo de autorização do responsável.

Vacinação com a Coronavac

Obedecendo as orientações do Ministério da Saúde, a partir desta segunda, 24, Aparecida também começa a vacinar moradores de 6 a 17 anos com o imunizante Coronavac. A vacina é destinada a crianças e adolescentes que não apresentem imunossupressão. A aplicação ocorrerá nos mesmos postos em que a Pfizer é oferecida ao público pediátrico: Central de Imunização e UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 29 de janeiro, a cidade contava com um estoque de 2.910 doses da Pfizer pediátrica e 1.401 da Coronavac.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)