Edição especial do Assistência Social Itinerante beneficia centenas de famílias da região do Setor Cidade Vera Cruz

Por Solange Araújo

25 de junho de 2022

Por Solange Araújo

25 de junho de 2022

Foto: Enio Medeiros

Os moradores do setor Cidade Vera Cruz e região foram beneficiados com os serviços da 20ª edição do Assistência Social Itinerante, realizado no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (Praça Ceu das Artes Vera Cruz). O mutirão de serviços da secretaria, realizado neste sábado levou os principais atendimentos da pasta aos moradores da região, além de atendimentos na Saúde, Meio Ambiente, Trânsito, Esporte e diversão para as crianças. Centenas de famílias da região foram beneficiadas com a ação.

A ação é promovida pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), e aproxima a população da administração municipal, facilitando o acesso da comunidade aos benefícios. “Nossa missão é fazer com que toda a população que precisa dos atendimentos da assistência social, tenha esse acesso. Levando todos os serviços da assistência social”, explica a gestora da pasta, Mayara Mendanha.

“O Assistência Social Itinerante vem pra perto da população levando os serviços da secretaria em conjunto com outras pastas, facilitando assim a vida do morador, com atendimentos de qualidade e acessível a todos”, destacou a primeira-dama, Sulnara Santana, que na ocasião representou o prefeito Vilmar Mariano.

Serviços aos moradores

Entre os serviços que oferecidos a população estão: cadastro e atualização do Cadastro Único (CadÚnico)para acesso aos benefícios do Governo Federal como o programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), emissão da carteira do idoso, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sistema Municipal de Emprego e distribuição de mudas de plantas do cerrado.

Ivonete Araci Araújo, 73, participou pela primeira vez do ‘mutirão’, em busca da emissão do Cartão de Estacionamento para o Idoso. “Vou ver se consigo essa ajuda, porque a gente quando envelhece, vai precisando de ajuda para comprar remédio e outras coisas, porque também fica mais difícil se manter sozinha”, comenta a moradora do Setor Jardim Luz.

Sergio Gonçalves aguardava o atendimento para a atualização do Cadastro Único. “Estou aqui para atualizar o cadastro e para conseguir uma bolsa de estudos na faculdade. Aqui facilitou porque já vou resolver tudo o que preciso de uma só vez”, disse o morador.

Na área da saúde, a população também aproveitou os atendimentos oftalmológicos e vacinação contra influenza, sarampo, febre amarela e covid-19, que estavam sendo ofertados no espaço.

Laurinda Maria da Conceição, não perdeu a oportunidade de fazer um exame de vista que tanto precisava. “Só com esse exame e óculos novos consigo enxergar melhor. O atendimento foi rápido, gostei muito”, comenta a moradora enquanto aguardava pelo exame oftalmológico.

Débora Borges viu que no espaço também estavam ofertando vacinação, e não perdeu tempo para atualizar seu esquema vacinal, e garantiu as doses contra Covid, sarampo e gripe. “A importância tomar essas vacinas é imensa ainda mais pra gente que é da área da saúde, devido o aumento de casos” comentou.

Homenagem

A 20ª edição do Assistência Social Itinerante também foi marcada pela emoção, com diversas homenagens feitas pelos servidores da Secretaria de Assistência Social à secretária Mayara Mendanha, que deixa a gestão da pasta na próxima semana. Depoimentos de servidores e de moradores que são atendidos pelos serviços da secretaria, além da apresentação das crianças que fazem parte do Centro de Convivência Amigos da Criança, emocionaram a todos.

“É o último mutirão que estou à frente da secretaria, e me despeço com muita alegria e da maneira que eu mais gosto, que é estar no meio do povo. O sentimento é de muita emoção, alegria e satisfação de todo o trabalho feito nesses cinco anos, e de participar da história desse povo tão amado de Aparecida”, declarou Mayara aos presentes no evento que atendeu neste sábado mais de 500 famílias.