Educação de Aparecida abre período de matrículas para 2022

Por Juliana Fulquim

1 de dezembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

As inscrições começam no dia 06, para o Ensino Fundamental, e, no dia 13, para a Educação Infantil, através do site da Prefeitura e aplicativo Matrícula Aparecida

Começa na próxima segunda-feira, 06, às 8h, o período de inscrição para os interessados em vagas na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. O sistema será aberto primeiramente, no dia 06, para matrículas no Ensino Fundamental I e II, que compreende séries de 1º ao 9º ano. No caso da Educação Infantil, que atende crianças de seis meses a cinco anos de idade, as inscrições estarão disponíveis somente no dia 13 de dezembro. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura (www.aparecida.go.gov.br) ou baixar o aplicativo Matrícula Aparecida, disponível na loja virtual Play Store.

Para o ano letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) contará com 11 mil vagas disponíveis em Escolas Municipais, EMEIs e CMEIs. Do total de vagas disponibilizadas, 7,7 mil são para alunos do Ensino Fundamental I e II. Para a Educação Infantil, englobando as turmas de berçário (Agrupamentos I, II e III) e a pré-escola (Agrupamento IV e V), a oferta para o próximo ano é de cerca de 3,2 mil vagas.

No dia da inscrição, os interessados que abrirem o site ou o aplicativo antes do horário previsto deverão atualizar o sistema exatamente às 8h para poder acessar os formulários disponíveis na plataforma. É necessário que os pais ou os responsáveis tenham em mãos os seguintes dados da criança: endereço completo com o CEP do imóvel e CPF (preferencialmente).

Pessoas com dificuldades de acesso à internet podem procurar as secretarias das unidades escolares das 8h às 17h – Foto: Rodrigo Estrela

Além disso, deverão informar o nome da mãe, e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, informar o número do cartão do benefício.

Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição no sistema podem procurar as secretarias das unidades escolares no horário regular de funcionamento da rede (8h às 11h30 e 13h às 17h), onde serão auxiliadas a efetuar a inscrição. Para isso, é necessário ter em mãos toda a documentação mencionada nesta matéria.

Convênio e novas vagas

A Secretaria Municipal de Educação encerra 2021 com mais de 46 mil alunos matriculados em sua rede, sendo 9.423 da Educação Infantil e 37.260 do Ensino Fundamental. Conforme adianta o secretário da pasta, professor Divino Gustavo, para o ano de 2022, além do atual número de vagas, a partir do credenciamento de novos convênios com Entidades Filantrópicas, que foi iniciado em 22 de novembro e segue até dia 22 de dezembro, a expectativa é de que seja possível oferecer por volta de três mil outras vagas para a Educação Infantil.

“Nossa vontade é de zerar o nosso Cadastro de Reserva. E neste sentido, estamos aguardando o encerramento dos convênios para saber o número real de novas vagas que desejamos disponibilizar já a partir do mês de janeiro”, enfatizou o secretário.