Educação de Aparecida anuncia novas vagas para atender a educação infantil

Por Felipe Fulquim

24 de janeiro de 2020

Por Felipe Fulquim

24 de janeiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Em coletiva de imprensa, secretaria fará esclarecimentos sobre a entrega de kits escolares, uniformes e da reabertura do sistema para inscrição no Cadastro Reserva

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, anuncia em coletiva de imprensa na Escola Municipal Olentino Xavier da Costa (Rua Santo Antônio, St. Serra Dourada III), na próxima segunda-feira, 27, às 7h30, a destinação de 1,6 mil novas vagas para as crianças que aguardam no Cadastro de Reserva da Educação Infantil. Essas vagas são oriundas de convênios firmados entre a prefeitura e 24 instituições filantrópicas. Além dessas, outras 4 mil vagas foram remanejadas para atender também o Cadastro de Reserva na própria Rede Municipal de Ensino.

Voltadas para atendimento exclusivo de crianças de seis meses a cinco anos e três meses, as novas 5,6 mil vagas atenderão mais de 50% das 11 mil crianças desta faixa etária que aguardam no Cadastro de Reserva feito durante o período de matrícula no fim do ano passado. Outra novidade que será anunciada pela pasta na ocasião se refere a reabertura do sistema para inscrições no Cadastro de Reserva, que ficará disponível para a população durante todo ano de 2020. A assinatura dos convênios com as entidades parceiras do município aconteceu em novembro do ano passado, durante a Mostra Pedagógica, Cultural e Tecnológica de Aparecida realizada no CEL da OAB.

Além destes anúncios, a titular da pasta fará esclarecimentos sobre o planejamento para Ano Letivo de 2020 na Rede Municipal de Educação, a entrega simbólica dos primeiros kits escolares para os alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e prestará esclarecimentos sobre a entrega dos kits escolares e dos uniformes para a Educação Infantil (Cmeis) e o Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

Kits Escolares e Uniformes

Licitados pela pasta da Educação pelo montante de mais de R$ 4,4 milhões, os kits escolares que serão entregues aos alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida do Ensino Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, possuem as seguintes características de acordo com cada etapa escolar.

Cmeis: Agenda (220 páginas, capa dura para todos os Agrupamentos) e livros infantis (apenas para os Agrupamentos III, IV e V).

Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano): agenda escolar (220 páginas), pasta plástica, caderno espiral (40 folhas), caderno uma matéria (96 folhas), bloco de desenho criativo (40 folhas), tabuada (14 páginas), caixa de massa de modelar (12 unidades), tesoura de ponta arredondada, caneta hidrocor (12 cores), lápis sextavado (24 cores), cola escolar, lápis grafite, borracha, apontador com depósito, estojo escolar, caderno de caligrafia (40 folhas) e régua (30 centímetros).

Em relação ao uniforme escolar, a Semec informa que cada aluno receberá um exemplar do uniforme também durante o mês de março, pois as unidades de ensino informaram as medidas de seus alunos à Semec a partir da primeira semana de aula e a pasta repassará as informações a empresa que confeccionará os uniformes. A pasta destaca que neste ano não haverá entrega de kits escolares para os alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), mas que os alunos desta categoria escolar receberão os uniformes assim como os demais.

“Entregar esses materiais e uniformes é importante do ponto de vista pedagógico para os alunos e professores, além de representar uma economia importante para os pais, que por vezes, possuem dois ou mais filhos. São materiais selecionados que atenderão as atividades escolares desenvolvidas ao longo deste ano. As agendas nos Cmeis são importantes para fortalecer a comunicação entre os pais e a direção destas unidades por meio de recados e anotações. E o ineditismo da ação de entrega dos livros infantis na nossa rede é importante no processo lúdico e de pré-alfabetização dos nossos pequenos. Todos receberão o mesmo material, um gesto de equidade da nossa gestão que se preocupa com o social”.

Cadastro Reserva

Conforme anunciado em dezembro pela titular da pasta, Valéria Pettersen, o sistema de inscrição online no Cadastro Reserva na rede municipal será reaberto e seguirá disponível para o acesso durante todo o ano de 2020. Para se inscrever no cadastro reserva, os pais e responsáveis devem acessar o site www.aparecida.go.gov.br, clicar na aba Serviços ao Cidadão e, em seguida, no item Matrícula Informatizada, onde verá as opções de cadastro para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.

Há também a opção de cadastro por meio do aplicativo Matrícula Aparecida, disponível nas lojas virtuais dos aparelhos Android e IOS. O aplicativo é o mesmo usado durante o período regular de matrículas ocorrido em 2019. “A manutenção do sistema aberto para o acesso da população promoverá maior transparência ao processo, porque, assim, o pai poderá acompanhar e ver como anda a posição da inscrição que ele fez no Cadastro de Reserva e também verificar como anda o surgimento de vagas na região onde ele pretende que o seu filho estude”, explicou Valéria Pettersen.