Educação de Aparecida começa a ensinar história da África nas escolas

Por Thayza Marins

21 de maio de 2018

Por Thayza Marins

21 de maio de 2018


Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) lançou nesta segunda-feira, 21, no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, o projeto Conhecendo nossa história: África ao Brasil. O projeto é uma parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a história e culturas do continente africano, e dos afros-brasileiros nas escolas de ensino fundamental.

Durante a solenidade o prefeito Gustavo Mendanha salientou a importância do projeto no município e se colocou como agente de transformação e combate ao preconceito. “A África mudou minha vida. Se eu estou na vida pública eu devo a Angola porque foi depois da minha viagem como voluntário, em 2006, que eu tive o desejo de fazer mais pelas pessoas ao visitar várias comunidades e cidades.  E o que mais me marcou foi ver um povo feliz, um povo acolhedor, e mesmo em meio a tanto sofrimento o amor prevalecia”, destacou o prefeito

Para a realização do projeto os professores serão capacitados pela Fundação Palmares para aplicar o conteúdo em sala de aula, abordando temas como cultura afro-brasileira racismo, religião, artes, história, culinária e costumes. Além disso, serão distribuídos materiais didáticos para os alunos contando a história da África de onde vieram os primeiros ancestrais da maioria da população Brasileira, que é formada por 54% de negros.

“A maior parte da nossa população é quilombola, por isso precisamos valorizar a cultura do nosso povo. E esse projeto será uma ponte que disseminará o conhecimento sobre a história e cultura africana, combatendo o preconceito e o racismo nas escolas com uma linguagem ampla e clara que será repassada aos alunos, através dos professores”, informou a Secretaria de Educação e Cultura Valéria Pettersen.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira sublinhou que o preconceito tem que ser combatido também dentro da sala de aula.  “Costumo dizer sempre que a criança não nasce preconceituosa, ela aprende o preconceito na sociedade. Então temos que ensinar a respeitar a diversidade e a história dos afros-brasileiros dentro da escola. E o papel da Fundação Cultural Palmares é promover a mobilidade social dos quilombolas. E para isso precisamos levar o conhecimento e uma boa educação de qualidade aos alunos que serão o futuro da nação”, destacou.

Gustavo Mendanha finalizou o discurso do lançamento do projeto dizendo que o dever dos gestores é desenvolver a inclusão social. “Nós temos que eliminar a desigualdade social, por isso quero parabenizar todos os envolvidos nesta ação. Nós como gestores devemos trabalhar sempre para passar a mensagem de que temos que cada vez mais ser um governo inclusivo e voltado para o combate ao preconceito e racismo seja dentro ou fora de nossas escolas”,  prefeito Gustavo Mendanha.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)