Educação de Aparecida inicia a reforma de escolas e equipa Cmeis para melhorar a qualidade da estrutura física das unidades

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

21 de junho de 2021

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

21 de junho de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Ao todo, cinco unidades serão reformadas e as unidades integrais receberão 10 mil colchões novos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta segunda-feira, a reforma de cinco unidades escolares e a entrega de 10 mil colchões para serem utilizados nos dormitórios dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Integral (EMEIs). Durante a solenidade realizada na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais, no Jardim Tiradentes, o prefeito e o Secretário de Educação, professor Divino Gustavo inauguraram simbolicamente 66 playgrounds infantis que estão instalados em unidades escolares.

Uma das instituições beneficiadas é a própria escola Valdir Gonçalves de Aguiais, sede do evento, onde será investido cerca de 1,3 milhão de reais. Serão reformadas também as escolas do Conjunto Planície (E. M. Francisco Rafael Campos) e do Parque Santa Cecília (E.M. Parque Santa Cecília). Além destas, passarão por reformas o CMEI Similiana Lemes Viana, localizado no Conjunto Estrela do Sul, e a Escola de Música e Banda, que fica no Centro de Aparecida. O investimento total é de R$ 5 milhões.

A previsão da Secretaria Municipal de Educação é de que os trabalhos de reformas sejam concluídos antes da retomada das aulas presenciais programadas para o começo do próximo semestre. Os serviços executados, em geral, incluem a revisão de telhado, limpeza e nivelamento de terrenos, reformas de banheiros e cozinha, revisão de instalações elétricas, hídricas e sanitárias, recuperação ou instalação de forros, nivelamento de piso, recuperação de quadros e esquadrias, ampliação e redimensionamento da rede de captação de águas pluviais, além de pintura nas cores padrões da gestão.

Foto: Rodrigo Estrela

Além do lançamento dos serviços de reforma, a solenidade serviu também para fazer a entrega simbólica de colchões para EMEIs e CMEIs, instituições de tempo integral onde é assegurado o momento de repouso para as crianças. Os parquinhos terão escorregadores, gangorras, pontes, balanços, entre outros para a diversão das crianças nós momentos de recreação. Nas duas ações a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 3,6 milhões, recurso que também é oriundo do próprio Tesouro Municipal.

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância dos investimentos na melhoria das escolas, por meio da reforma e manutenção e na aquisição de mobiliário e equipamentos para as unidades educacionais do município. “Estamos planejando o retorno das aulas presenciais e sabemos que as crianças estão com muitas expectativas de poder voltar ao ambiente escolar. Neste sentido, estamos melhorando nossas escolas e queremos que os alunos tenham um retorno seguro e o mais agradável possível”, comentou o gestor.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, por sua vez, elogiou o empenho do prefeito ao tocar o projeto de reformas das escolas e pelo apoio do Poder Executivo à pasta da Educação. “Ver a escola nessas condições, reformada e devidamente mobiliada, é um motivo de muita alegria. Sabemos que estamos no caminho certo para que Aparecida de Goiânia tenha uma educação de qualidade e nossas crianças um ambiente acolhedor e seguro”, salientou.

Domingos Rodrigues, um dos vereadores representantes do bairro, falou de sua emoção ao ver a escola contemplada pelos serviços de reforma. “Moro na região há 30 anos e sei que a reforma da escola é uma demanda antiga dos moradores. Estou emocionado em saber que as crianças terão um local de conforto para o seu aprendizado”, destacou o parlamentar.

Diretor da Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais, o professor Paulo Roberto dos Santos Ferreira, também deu ênfase à emoção de ver que os anseios dos alunos e pais estavam contemplados no programa de reformas. “É um momento muito especial. Um sonho a reforma desta unidade escolar, pois passamos por muitos momentos difíceis e será de grande valia para nossa comunidade e para nossos alunos”, concluiu.

Compareceram à solenidade o vice-prefeito Vilmar Mariano, os vereadores Leandro da Pamonharia, Marcelo da Saúde, Marcos Miranda e Domingos Rodrigues, além dos secretários municipais Veter Martins (Planejamento e Regulação Urbana) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano).