Educação de Aparecida inicia a reforma do Cmei Geralda Ribeiro no Garavelo Park

Por Juliana Fulquim

16 de agosto de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Unidade escolar de ensino infantil receberá intervenções na estrutura e melhorias na parte visual

Foi assinada na manhã desta segunda-feira, 16, a ordem de serviço da reforma estrutural do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Geralda Ribeiro de Melo, que fica no Setor Residencial Garavelo Park. A unidade possui atualmente 164 crianças matriculadas na Educação Infantil nas etapas de creche e pré-escola. Programada para ser concluída no prazo de dois meses, a reforma da unidade faz parte do Programa Cuidar da Nossa Escola é Dever de Todos e tem como objetivo melhorar as condiçõs do ambiente educacional, tanto para alunos quanto para os servidores.

Entre os trabalhos que serão executados durante a reforma estão a realização de diversas intervenções como a correção de problemas no telhado, no sistema elétrico, nas redes de água e de esgoto e também na parte da estrutura de captação das águas pluviais. A unidade educacional receberá também forro de PVC em diferentes pontos do pátio, terá portas e janelas danificadas substituídas ou reformadas. Na parte dos banheiros e da cozinha, será feita a troca dos revestimentos com a devida adequação dos espaços, a fim de atender as normas da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Investimento na reforma será de R$ 145 mil, oriundos do Tesouro Municipal.

Além da reforma das condições prediais, a instituição passará por completa revitalização na parte de pintura, que alcançará desde as paredes internas e externas até as estruturas metálicas, o piso e os muros. O prefeito Gustavo Mendanha aproveitou a oportunidade para reforçar seu compromisso com a Educação Municipal e enalteceu o trabalho dos professores que, durante toda a pandemia, não mediram esforços para manter a qualidade de ensino nas escolas e CMEIs do município.

“Reconheço tudo o que os profissionais da educação de nossa cidade vêm fazendo pelo bom desenvolvimento do ensino nas nossas escolas. Em contrapartida, estamos fazendo significativos investimentos na rede. Ano passado, por exemplo, investimos mais de R$ 10 milhões em serviços de reforma e manutenção e, neste ano de 2021, estamos tocando um conjunto de obras com investimentos de mais R$ 10 milhões aproximadamente. Nosso objetivo é deixar as escolas mais atrativas para nossos alunos”, afirmou.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, ao falar da importância da reforma na estrutura do CMEI Geralda Ribeiro, reconheceu que o prefeito Gustavo Mendanha tem prestigiado a qualidade do ensino, ao levar melhorias, a exemplo de reformas, manutenção e aquisição de novos mobiliários. “Sabemos da necessidade de adequação das nossas escolas e estamos nos dedicando para que aquelas que ainda não receberam o benefício possam também ser contempladas muito em breve”, prometeu.

Presente na solenidade, o deputado federal Professor Alcides, pontuou que a realização de obras de melhorias nas unidades escolares são de suma importância para a comunidade, pois trazem um sentimento de valorização para alunos e servidores da educação. “Uma escola bem arrumada, pintada e com excelentes profissionais fazem com que a população se sinta representada e tenham a certeza que seus filhos estão em boas mãos”, disse.

Lucy Costa Luz, diretora do CMEI Geralda Ribeiro, comemorou a assinatura da Ordem de Serviços. Trabalhando na unidade desde sua inauguração em 2014, a gestora comenta que o prédio escolar vem apresentando sérios problemas, sobretudo no que tange aos sistemas elétrico, hídrico e sanitário. Para ela, com a reforma a qualidade do ensino também irá melhorar. “Temos um excelente quadro de profissionais da educação e administrativo, com a unidade reformada vamos melhorar nossos índices de aprendizado”, comentou.

Compareceram à solenidade de assinatura da Ordem de Serviços os vereadores Gleyson Flávio, Fábio Ideal, Amendoim, Dione Nery e Marcos Miranda (Comissão da Educação na Câmara Municipal), além do deputado federal Professor Alcides, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marlúcio Pereira, e do vereador por Goiânia, Juarez Lopes.