Educação de Aparecida inicia ano letivo com entrega de kits escolares e mais 5,6 mil vagas para Cadastro Reserva

Por Gedeon Campos e Felipe Fulquim

27 de janeiro de 2020

Por Gedeon Campos e Felipe Fulquim

27 de janeiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

O ano letivo nas escolas municipais, EMEI’s e CMEI’s da Rede Municipal Ensino de Aparecida teve início na nesta segunda-feira, 27. Ao todo, 48 mil estudantes retornaram para as salas de aulas no município. A solenidade de abertura dos trabalhos deste ano foi realizada na Escola Municipal Olentino Xavier, no setor Serra Dourada, onde a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, realizou a entrega dos kits escolares, que serão distribuídos simultaneamente para todos os alunos da rede.

“Estudei em escola pública e estou aqui conferindo de perto a qualidade do ensino de nossas escolas municipais. A prefeitura tem compromisso com a qualidade no ensino-aprendizagem e hoje, Aparecida é, sim, referência educação pública, graças aos bons profissionais que estão em todas as nossas unidades e aos investimentos que a prefeitura tem aplicado”, destacou o vice-prefeito Veter Martins, que representou o prefeito Gustavo Mendanha.

Estudantes iniciaram ano letivo nesta segunda-feira, 27
Foto: Claudivino Antunes

Durante a solenidade de volta às aulas, a secretária de Educação de Aparecida, Valéria Pettersen anunciou as 5,6 mil novas vagas que foram destinadas para atender 50% das 11 mil crianças que aguardavam no Cadastro Reserva. A secretária informou que depois da confirmação das matrículas, algumas escolas municipais ficaram com salas ociosas, desta forma foi possível chamar as crianças de 4 e 5 anos, ou seja, dos agrupamentos IV e V, cuja demanda deverá ser atendida praticamente em sua totalidade.

“E com a parceria com as 24 instituições educacionais filantrópicas, conseguimos abrir 1,6 mil vagas para as crianças de três anos, que compõem o agrupamento 3”, salientou que os pais ou responsáveis escolhem a rede conveniada para matricular o filho. A assinatura dos convênios com as entidades parceiras do município aconteceu em novembro do ano passado, durante a Mostra Pedagógica, Cultural e Tecnológica de Aparecida realizada no CEL da OAB.

Kits escolares

A Prefeitura de Aparecida investiu R$ 4,4 milhões para a aquisição dos kits escolares, que serão entregues aos alunos da Rede Municipal do Ensino Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I. O kit é composto por agenda e livros infantis para os agrupamentos III, IV e V dos Cmeis.

Para alunos do Ensino Fundamental I, o kit escolar contém agenda, pasta plástica, caderno, bloco de desenho criativo, tabuada, caixa de massa de modelar, tesoura de ponta arredondada, caneta hidrocor, lápis com 24 cores, cola escolar, lápis grafite, borracha, apontador com depósito, estojo escolar, caderno de caligrafia e régua.

Foto: Claudivino Antunes

“O material didático representa muito porque vai ajudar a criança nas atividades e ainda incentivar elas a estudarem”, afirmou Lucivânia Lopes Rodrigues, mãe de Emilly Aparecida, que faz o 4º ano.

Martinho Vicente de Souza, é pai de Marcos Adrian, aluno do 5º ano, e também comemorou a entrega do kit escolar para o filho. “Esse kit é importante porque é um complemento para o aluno, serve de incentivo para eles e ainda ajuda crianças carentes que, pela dificuldade de algumas famílias, não teriam condições de comprar materiais escolares”,

A aluna do 5º ano, Illeana Sophie  Gondim de Sousa, também comemorou o recebimento do kit escolar. “É muito bom receber material didático, porque vai ajudar no nosso desenvolvimento escolar e é sinal de que a prefeitura cuida da escola” concluiu.

Por fim, o diretor da escola Olentino Xavier, Leonardo Vinícius Dias, comentou da importância da escola para vida das crianças. “A escola é o espaço ideal para a formação do conhecimento, da cidadania e dos valores que precisamos em sociedade. É no ambiente escolar que o saber ganha forma”, afirmou.