Educação de Aparecida inicia semestre letivo nesta segunda-feira, 02 de agosto

Por Juliana Fulquim

31 de julho de 2021

Foto: Enio Medeiros

Servidores retornam para as unidades de ensino na segunda e aulas de forma remota são retomadas no dia 03 de agosto

Na próxima segunda-feira, 02 de agosto, a Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (RME) inicia as atividades do segundo semestre com o retorno presencial dos servidores. Durante esta primeira semana, segundo a secretaria de Educação do município, acontecerão o planejamento das atividades escolares e a preparação das unidades educacionais para a retomada das aulas presenciais, de forma híbrida, previstas para a semana seguinte, a partir do dia 09.

Para o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, esta primeira semana será importante para que as unidades possam organizar e preparar a acolhida dos alunos que retornarão presencialmente a partir do dia 09. “É necessário lembrar que neste primeiro momento as escolas receberão até 30% do número de alunos matriculados e que os pais que não se sentirem seguros para enviar seus filhos terão como alternativa o ensino remoto”, disse.

Conforme explica a superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Idelma Oliveira, as atividades pedagógicas do segundo semestre serão iniciadas já no dia 03, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAP). “No ambiente virtual, os alunos, ou seus responsáveis, terão acesso às atividades de forma organizada e isso facilitará a realização das atividades a qualquer tempo”, explicou.

Retorno – Desde o início do ano, quando iniciou-se a campanha de vacinação da população aparecidense contra a Covid-19, a Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia vem realizando reuniões com os gestores e também com os membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, com o objetivo de avaliar as condições das 115 unidades escolares, a fim de garantir um retorno seguro para os estudantes e para os profissionais da Educação.

“Ressaltamos que assim que a coordenação de Imunização da SMS de Aparecida liberou a vacinação dos profissionais da educação, seguindo o Plano Nacional de Imunização por grupos, os servidores municipais receberam a primeira dose. Esse número é de quase 5 mil servidores. E agora, já na segunda quinzena de agosto, esses mesmos profissionais retornam aos postos de saúde para receber a segunda dose e serem completamente imunizados contra a doença, garantindo o retorno seguro”, sublinhou o secretário de Educação, professor Divino.

As unidades escolares seguirão as recomendações sanitárias estipuladas pelo Comitê de Prevenção a Covid19 Aparecida, como, o distanciamento de um metro entre as carteiras, totem de álcool em gel disponíveis para alunos e servidores, termômetros para a verificação de temperatura de todos que tiverem acesso à escola, com o objetivo de garantir um retorno seguro para estudantes e para os profissionais de educação.

Reforma – E para garantir maior conforto e qualidade para os profissionais e alunos da rede municipal de Ensino, a secretaria de Educação tem realizado reformas em diversas unidades escolares e também realizado a aquisição de equipamentos e mobiliários. A previsão da pasta é de que os trabalhos de reformas sejam concluídos antes da retomada das aulas presenciais.