Educação de Aparecida promoverá palestra sobre saúde mental em tempos de pandemia

Por Felipe Fulquim

17 de março de 2021

Por Felipe Fulquim

17 de março de 2021

Doutor em psicanálise, Jairo de Paula fará palestra para comunidade escolar sobre o bem-estar da mente como elemento de equilíbrio nas relações sociais entre família e a escola em tempos de pandemia

Debater os desdobramentos psicológicos de alunos, pais e profissionais da Educação que estão há quase um ano no Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) é o tema central da palestra Educação e Saúde Mental: desafios em tempos de pandemia. O evento, que contará com a presença do palestrante Jairo de Paula, mestre e doutor em psicanálise, será promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia, com transmissão ao vivo e online a partir das 16 horas da próxima sexta-feira 19, pela página Educação de Aparecida no canal Youtube. A palestra será gratuita e aberta à comunidade em geral.

A dois dias da realização do evento, o conferencista ressaltou a importância de promover o diálogo com o tema voltado ao equilíbrio das relações psicológicas e sociais entre as famílias e a escola em tempos de pandemia. “Farei uma fala sobre o momento que estamos vivendo. Sobre o extrato das emoções dos nossos profissionais que atuam na educação. Vou apresentar algumas ferramentas que eu chamo de Pilates das Emoções, que fazem um exercício do que tem que ser exposto pelas pessoas de dentro para fora. A Educação quebrou paradigmas imensos nas relações entre os profissionais e as famílias. Precisamos manter em constante ajuste essas relações para filtrar, criar e ajustar a nossa prática profissional”, declarou.

Jairo de Paula ainda destacou que mesmo após um ano de pandemia a humanidade ainda vive um momento de experimentações de novas vivências, o que não é diferente no campo da Educação e isso também será tema da palestra. “Será que o nosso professor não está com medo de conseguir passar por tudo isso? Claro que está. Então, trarei técnicas e algumas ferramentas pra gente capacitar e instrumentar nossos professores”, pontuou.

Para o secretário de Educação de Aparecida, professor Divino Gustavo, esta será uma excelente oportunidade para que as famílias e servidores da pasta, bem como a comunidade em geral, possam ouvir sobre saúde emocional diante dos novos desafios impostos pelo isolamento social. “Será um evento importante para a comunidade em geral, mas especialmente para os pais, alunos e servidores que estão vivenciando no dia a dia um novo modelo de ensino imposto pelo distanciamento social para prevenção à Covid-19”. O convite para o palestrante Jairo de Paula participar do evento foi realizado pelo gestor do Cmei Azélia de Oliveira, professor Alexandro de Souza Ramos.

Além de possuir mestrado e doutorado em psicanálise, Jairo de Paula é também escritor de mais de 19 livros. Entre eles, consta o best-sellers Uma marca chamada Você. O psicanalista tem uma intensa atividade como palestrante internacional nas áreas empresarial, educacional e familiar. Tem no currículo mais de 7,5 mil palestras, tendo alcançado um público aproximado de 1,5 milhão de pessoas. Em suas conferências costuma apresentar uma série de informações práticas sobre sucesso nos relacionamentos pessoal e profissional.