Educação de Aparecida retoma aulas presenciais na segunda-feira, 09

Por Rafael Freitas

6 de agosto de 2021

Por Rafael Freitas

6 de agosto de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Escolas municipais e CMEis vão atender de forma presencial apenas 30% da capacidade e demais protocolos sanitários. Aulas via internet vão continuar para 70% dos alunos

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida divulgou na manhã desta sexta-feira, 06, na Escola Municipal Nova Olinda, a estratégia que será adotada para a retomada responsável das aulas, de forma presencial, em escolas municipais e nos agrupamentos IV e V dos CMEIs.

As unidades de ensino já estão preparadas para receber as crianças na próxima segunda-feira, 09, observando as medidas de segurança sanitária contra a disseminação da Covid-19 estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Isto é, as unidades de ensino deverão manter o espaçamento entre as carteiras nas salas de aula, diminuindo o número de alunos por classe, aferir a temperatura corporal de todos os alunos e servidores na entrada da unidade, além de exigir o uso de máscara durante toda a permanência no local.

“O nosso Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 avaliou e decidiu, prudentemente, que 30% é o percentual adequado para à volta as aulas nesse primeiro momento. Sabemos que a pandemia não acabou e todos os servidores administrativos e professores foram orientados sobre os cuidados sanitários que devem ser cumpridos com muita responsabilidade. Nossa expectativa é que os resultados serão os melhores possíveis”, afirmou o secretário de Educação, Divino Gustavo.

Retorno responsável das aulas presencias seguirá protocolos de saúde (Foto: Claudivino Antunes)

O secretário destacou ainda que a retomada presencial é facultativa (não obrigatória) e que as aulas virtuais continuarão. “As aulas online serão realizadas por meio da plataforma Avap onde os nossos profissionais estarão alimentando com conteúdo e temáticas a serem trabalhadas, em que o aluno que optar pelo ensino virtual possa acompanhar as aulas”, afirmou Gustavo.

Com olhos brilhando e com gesto de felicidade, Pedro Filho, de 6 anos, estava com a mãe, na Escola Municipal Nova Olinda, no momento da entrevista com secretário, e comentou a expectativa da volta as aulas presenciais. “Eu quero voltar para a aula, com meus colegas, porque em casa está meio triste. Eu quero aprender mais, ficar mais inteligente e brincar com meus colegas, entendeu? É isso!”, afirmou o garotinho que está matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental.

O diretor da escola, Marcos Acássio, comentou da expectativa para o retorno das aulas em sala. “A escola está organizada, com todos os protocolos, mantendo distanciamento, a disposição de álcool gel e liquido, termômetro, tapete sanitizante, e tudo aquilo que foi solicitado dentro dos protocolos de segurança.  Iremos atender 30% dos alunos na forma presencial e os outros 70% de forma remota, mas os alunos estão eufóricos para esse retorno e as expectativas são as melhores”, pontuou.

Secretário Divino Gustavo explica como será a retomada responsável de aulas presenciais (Foto: Claudivino Antunes

CMEIs

Apenas dois agrupamentos vão retomar suas atividades de forma presencial nos centros municipais de Educação Infantil (CMEis). “Os nossos CMEIS retomarão, nesse primeiro momento, apenas os agrupamentos IV e V. Já os agrupamentos I, II e III, a nossa previsão é retomar em setembro porque o contato das crianças com os nossos profissionais nessa fase é maior. Então, achamos prudente essa retomada só a partir de setembro”, afirmou o secretário.

Regramento

Portaria 120/2021, publicada no Diário Eletrônico (DOE) do município na última segunda-feira, 02, autoriza a realização responsável de aulas presenciais em estabelecimentos públicos e privados de ensino, em todas as etapas, de forma gradual e facultativa (não obrigatória, tanto para os alunos quanto para as instituições), restrito a 50% da capacidade da instituição e salas destinadas às atividades letivas, garantido distanciamento de 1m de raio entre os indivíduos e respeitado os protocolos de biossegurança.

Clique aqui e acesse a portaria

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)