Educação promove palestra para tratar dos efeitos psicológicos acarretados pela pandemia

Por Felipe Fulquim e Gedeon Campos

29 de abril de 2021

Por Felipe Fulquim e Gedeon Campos

29 de abril de 2021


Aberto ao público em geral e com transmissão pelo canal YouTube, evento contará com a experiência profissional e acadêmica de pós-doutor em psicologia 

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) realizará na próxima sexta-feira, 30 de abril, a partir das 16h, com transmissão ao vivo pelo seu canal YouTube Educação de Aparecida, a palestra “Contribuições da Psicologia  em tempos de  incerteza”. O encontro será com o psicólogo Vinícius Novais Gonçalves de Andrade, que coordena o curso de Psicologia do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Psicologia (NIEPPSI), além de ser o editor do periódico Psicologias em Movimento. Vinícius Novais tem doutorado, cursado entre a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Universidade de Porto (Portugal). O psicólogo, que também é pós-doutor na área de psicologia, falará ao público em geral, mas deverá alcançar principalmente os servidores da Rede Municipal de Educação (RME) e as famílias dos alunos matriculados nas escolas e CMEIs de Aparecida. 

Conforme explica o psicólogo, em tempos de sofrimento agudo como este que assola o país inteiro, diante dos agravamentos da pandemia de Covid-19, o trabalho de profissionais da psicologia é de extrema necessidade para que a humanidade possa se manter em equilíbrio. “Uma das expressões da complexidade humana é o sofrimento e suas possibilidades de elaboração. O luto, seja pela perda de alguém, de algo ou momento, deve ser compreendido como um trabalho do psiquismo humano e que pode contemplar algumas fases. Na palestra, busco elucidar sobre a Psicologia como ciência e profissão, bem como quebrar preconceitos acerca das ciências psicológicas que circulam no senso comum. Além disso, busco oferecer contribuições de Psicólogos e Psicólogas para os tempos de incertezas, como informações e modelos explicativos sobre o luto. Assim, diferentes profissionais, como os da educação e saúde, bem como a população em geral poderão se beneficiar desses conhecimentos”, pontuou o palestrante.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, ao falar da importância do público em participar da palestra desta sexta-feira, destacou a preocupação da pasta com a manutenção da saúde emocional dos servidores, dos alunos, bem como de todas as famílias que, fazendo parte ou não da comunidade escolar aparecidense, estariam inevitavelmente sofrendo com o atual contexto de distanciamento social, muitas vezes impactadas pela crise financeira e abaladas pela perda de pessoas queridas na família ou no ciclo de amizade. “Refletir sobre a dimensão socioemocional é essencial para todos, principalmente, em tempos de grande instabilidade e imprevisibilidade”, destacou o secretário, pontuando a importância do fortalecimento de toda a comunidade escolar, com atenção especial às famílias dos alunos, uma vez que a escola apresenta-se como um lugar privilegiado de debate, acolhimento e conhecimento. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)