Educação reforça frota com aquisição de caminhão, ônibus e carros novos

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 01 de agosto de 2014 – A rede municipal de ensino de Aparecida recebeu nesta sexta-feira, 1ª de agosto, oito novos veículos que auxiliarão as atividades educacionais das 65 unidades da cidade, entre escolas e Cmeis. A entrega foi feita pelo prefeito Maguito Vilela e pelo secretário de Educação, Domingos Pereira, no pátio da secretaria, diante de auxiliares da administração, servidores da SME, vereadores e diretores das unidades escolares.

“Esses veículos vão facilitar o trabalho da Educação no transporte de nossos alunos, na distribuição de materiais e nos serviços administrativos de toda a equipe da secretaria”, explicou o prefeito Maguito Vilela. “Isso é continuidade do trabalho de estruturação da Educação que estamos fazendo em Aparecida. Aos poucos, temos realizado muito e continuamos trabalhando. É a Educação que promove as transformações que precisamos, que constrói um mundo melhor, que proporciona a democracia, que gera a paz e uma vida melhor para as pessoas. Então estamos no caminho certo”, completou.

Ao todo, foram entregues seis veículo zero quilômetros que serão utilizados nos serviços administrativos da secretaria e de suporte às escolas; um caminhão baú; e um ônibus adaptado. Os veículos e o caminhão foram adquiridos com recursos do Tesouro Municipal, sendo R$ 210,8 mil investidos nos veículos e R$ 150 mil no caminhão, que será utilizado no transporte de materiais escolares para as escolas. “Frequentemente os diretores tinham que transportar equipamentos, mobiliários e materiais de todo tipo em seus carros particulares, causando até danos aos seus veículos. Com o caminhão, esse problema será sanado”, explicou o secretário Domingos Pereira.

O ônibus foi adquido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, por meio do programa Caminho da Escola. O investimento foi de R$ 196,5 mil e o veículo é adaptado para o transporte de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O ônibus tem capacidade para 22 estudantes, sendo duas vagas para PNEs. Ele reforçará o atendimento dos alunos da zona urbana e 154 estudantes da zona rural do município – inclusive dos colégios estaduais – que é realizado hoje por três onibus convencionais, não adaptados.

“Outro ônibus com esse mesmo padrão será entregue nos próximos dias”, informou o secretário, explicando que outra licitação está em fase de conclusão. Segundo ele, a rede municipal de ensino de Aparecida soma hoje 65 mil alunos. Deste total, 1,5 mil são PNEs. “A inclusão dessas crianças não significa apenas colocá-las nas escolas. Precisamos dar condições para que cheguem à unidade escolar, para que tenham um acompanhamento em sala de aula, e que sejam capazes de verdadeiramente interagir com toda a turma. É para isso que trabalhamos e vamos continuar buscando mais recursos, mais ônibus, mais estrutura”, reiterou o secretário.

CMEIS – A estruturação da rede municipal de ensino de Aparecida inclui a construção de novos Cmeis. De acordo com a secretaria, pelo menos cinco serão entregues ainda este ano, sendo um deles no dia 12 de agosto, quando entrará em funcionamento, no setor Tiradentes. Além dele, os Cmeis dos setores Santo André, Maranata, Residencial Araguaia e Parque Trindade também deverão ser concluídos até o final deste ano.