Eixos estruturantes vão tirar cerca de 20 mil carros por dia de circulação da BR-153

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Projeto prioriza a construção de três eixos estruturantes que vão desafogar a BR-153 e garantir maior mobilidade às pessoas que trafegam diariamente entre Aparecida e Goiânia.

Aparecida de Goiânia, 25 de outubro de 2012 – As máquinas já estavam posicionadas na Avenida W-1, hoje, 25, quando o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), assinou a ordem de serviço para início das obras do Programa de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio. As obras serão custeadas, em maior parte, com financiamento adquirido junto à Coorporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina, no valor de US$ 35 milhões de dólares, ou  cerca de R$ 70 milhões de reais. Esse dinheiro já está sendo repassado ao município por meio do Banco do Brasil. O montante final será complementado pela prefeitura, cuja contrapartida é de pouco mais de R$ 8 milhões.

“Esse recurso foi buscado com muito empenho. Somos a primeira cidade do Centro-Oeste a conquistar este benefício, graças à somatória de esforços de todas as esferas do governo municipal. A integração entre todos foi o que permitiu que Aparecida conseguisse realizar esse importante projeto de mobilidade”, pontuou o prefeito Maguito Vilela durante entrevista coletiva concedida logo após a assinatura da ordem de serviço e apresentação técnica do projeto, que foi feita pelo secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, e que lotou a sala de reuniões da prefeitura.

As obras serão iniciadas pelo Eixo Norte e Sul-1, que ligará as avenidas W-1 e Bela Vista (em seu início, na divisa com Goiânia, até o Retiro do Bosque). “Este é o principal eixo e corresponde à 19 quilômetros de extensão”, informou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, durante a apresentação do projeto. O valor estimado para este eixo é de R$ 35 milhões de reais, dos R$ 78 milhões totais, investidos no projeto.

Além do eixo NS-1, outros dois eixos estruturantes compoem o projeto de reestruturação Viária: o NS-3, que ligará o Pólo Empresarial Goiás à Avenida Rio Verde, na Vila Brasília, passando pela Vila Maria; e o eixo Norte e Sul 5, ou NS-5, que interligará seis avenidas importantes à Avenida V-6, que corta bairros como o Cardoso e Mansões Paraíso. O objetivo é diminuir o fluxo de veículos e risco de acidentes no perímetro urbano da BR-153, criando vias alternativas para quem precisa ir de Aparecida à Goiânia.

Parte dos recursos viabilizados junto ao Banco Andino também será destinada às obras de pavimentação asfáltica dos setores Vila Maria, Jardim Bonanza, Parque Santa Cecília, Cândido de Queiroz e Parque Primavera, bem como à construção do novo pólo tecnológico no município. No caso da pavimentação dos cinco bairros, o município também conta com recursos do PAC 2. As obras na Vila Maria já estão inclusive em andamento. “Estamos fazendo as redes de saneamento e galerias pluviais, que representam uma parte pesada da obra, e que precisam ser feitas com muita cautela, dada às condições daquela região”, frisou Mário Vilela.

Já as obras dos eixos, que começaram hoje pelo NS-01, serão realizadas em etapas e a expectativa de conclusão de todo o projeto é de 36 meses após o início das obras. “Os três Eixos Estruturantes são corredores criados para garantir mais segurança no trânsito e uma melhor qualidade de vida aos moradores de Aparecida. Esse projeto também implicará em melhorias consideráveis nas regiões cortadas pelos eixos, pois passarão a atrair mais investimentos, comércios, incentivará a construção de mais casas, entre outros benefícios”, detalhou Maguito Vilela.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Fazenda, André Luis Ferreira da Rosa, o projeto de reestruturação viária de Aparecida foi todo realizado com base em estudos e projeções técnicas que permitem afirmar uma redução significativa do fluxo de veículos que circulam hoje na BR-153. “A conclusão do eixo NS-01, deverá tirar pelo menos 8 mil veículos da BR-153, por dia”, afirmou o assessor. Com os três eixos em funcionamento, o número passará para 20 mil carros a menos circulando na BR-153, por dia.

Após o atendimento à imprensa e assinatura da ordem de serviço, o prefeito visitou o canteiro de obras do primeiro eixo estruturante, na Avenida W-1 com Avenida Bela Vista, na divisa entre os setor Santa Luzia e Jardim Bela vista, onde foi recebido por populares. Secretários e demais auxiliares, vereadores, representantes do Banco do Brasil, os deputados federais Pedro Chaves (PMDB) e Leandro Vilela (PMDB), o deputado estadual Daniel Vilela (PMDB), representantes do Corpo de Bombeiros e empresários também participaram da visita ao canteiro de obras.

IDEDITISMO – O  financiamento foi solicitado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2010. Todo o processo de aprovação do projeto, conferência de documentação, aprovação na Câmara de Vereadores, Senado e sanção pela presidenta Dilma Rousseff durou cerca de dois anos e meio. “Por tudo isso, e pelo fato de ser o único município do Estado de Goiás a conseguir cumprir todos os requisios e receber o financiamento, podemos dizer que esse é um feito histórico e importantíssimo”, frisou o prefeito, que lembrou ainda as vantagens oferecidas pelo banco. “São juros baixíssimos, carência de quatro anos para começar a pagar e prazo de 20 anos”, enumerou.

A Corporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina oferece financiamento para intervenções de infraestrutura, saneamento básico e desenvolvimento social em municípios ou Estados – de países que integram a instituição – que apresentem dificuldades. O banco começou sua atuação em 1966 em países andinos como a Colômbia, o Chile, a Venezuela, o Equador e o Peru. Atualmente, o bloco econômico conta 18 países da América Latina e do Sul, e passou a se denominar CAF/ Banco de Desenvolvimento da América Latina.