Eleição para Conselho Tutelar deste ano foi a mais expressiva de todas

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 05 de Abril de 2013 – A votação que elegeu os novos representantes do Conselheiro Tutelar da cidade de Aparecida de Goiânia foi a que mais contou com participação popular. Ao todo, 3.875 eleitores votaram nos 32 candidatos que pleiteavam as 15 vagas de conselheiro disponíveis.

Os eleitos da Zona 132 são: Maria Luiza Brandão Lobo, Neidison Oliveira de Araújo, Liliane Alves de Oliveira, Maria de Fátima Oliveira Galvão e Ondina Vanda Santos. Os suplentes são: Alex Andrelino Viana Jucá, Gláucia Corréa Peres Ferreira e Roneiron José de Souza.

Os candidatos eleitos pela Zona 119 são: Deidiane Rodrigues Pereira, Rômulo Ferreira Pinto, Messias Menezes de Morais, Junio Rodrigues Pinheiro e Lariana da Penha Faria dos Santos. Os suplente são: Warley , Nilzete Angélica Barbosa, Rosimeire Fernandes Gomes, Tatiane Moreira Barbosa e Ariana Fidélis Alves Santana.

Dos candidatos da Zona 145, foram eleitos: Luiz Felipe Gomes da Silva, Ivonete Monteiro Cartaxo, Clarissa Pereira Barbosa, Victor Paulo Barbosa e Ana Cristina de Oliveira Barbosa. Como suplentes: Eudisluzia Ferreira Peterson, Valdinair Ramos de Miranda, Heloanny Araújo de Morais Nunes, Fabíola Cristina Lopes Rodovalho e Patrícia Rodrigues de Carvalho Silva.

Segundo Deurimar Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia (CMDCA) – entidade responsável pela realização das eleições do Conselho Tutelar, a votação ocorreu na mais perfeita tranqüilidade e menos de 20 eleitores votaram em branco ou nulo.

“Aqueles candidatos que expuseram da melhor forma as suas propostas junto ao eleitorado normalmente acabaram sendo os mais votados. Vale ressaltar que a comunidade está de parabéns pela participação cada vez maior” – frisou o presidente do CMDCA.

Ao todo foram seis locais de votação nas três Zonas Eleitorais de Aparecida. Cada uma delas elegeu cinco candidatos. O mandato será extraordinário uma vez que a Lei Federal nº 12.696 de julho de 2012 – aprovada no Congresso Nacional – prevê a ampliação do mandado para quatro anos e realização de novo processo eleitoral unificado em 2015.

Além de atender às queixas de crianças e adolescentes o conselheiro tutelar tem a função de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos de denúncias contra as crianças e ainda aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso. O Conselho Tutelar contribui ainda para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.