Em Aparecida, obras do Eixo Leste-Oeste IV estão avançadas

Por Rafael Freitas

30 de agosto de 2021

Por Rafael Freitas

30 de agosto de 2021


Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está executando as obras dos eixos estruturantes Leste-Oeste I, II, III e IV e V, que vão interligar as macrorregiões da cidade. Um investimento em mobilidade urbana que propõe acelerar o desenvolvimento urbano, social e econômico do município.

As obras do Eixo Leste-Oeste 04, na região leste da cidade, estão avançadas. O eixo viário terá 7 quilômetros de extensão, sendo que 30% do serviço de infraestrutura já está concluído. A construção do eixo estruturante contempla também a rede de drenagem, meio-fio, bueiros e valetas. O investimento, segundo a Seinfra, é de R$ 7,3 milhões, proveniente de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Aparecida cresceu muito e com ela a necessidade de abrir novas ruas, criar novas rotas interligar as macrorregiões. Por isso, a prefeitura está executando obras no sentido de facilitar o deslocamento das pessoas e promover mobilidade urbana. As pessoas vão ganhar mais tempo em seus deslocamentos e com melhor acesso, sem congestionamentos, com vias sinalizadas, estruturadas e iluminadas”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O Eixo Leste-Oeste IV vai ligar a Avenida Santana, ao campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Polo Aeronáutico Antares, proporcionando um novo salto de desenvolvimento em mobilidade urbana na região leste de Aparecida. A previsão é de concluir toda a parte de infraestrutura até o fim do ano.

 “Já temos a pavimentação executada nos primeiros 5 mil metros da primeira parte do eixo. Estamos na segunda parte com serviço de terraplanagem até o campus da UFG. Essa obra trará, além de tudo, um bom desenvolvimento para a região, que tem muito para crescer com implantação de novos loteamentos. E, claro, a pavimentação trará melhorias e benefícios para a população”, afirmou o superintendente de Engenharia, Roberto Lemos, responsável pelos projetos de pavimentação asfáltica no município.

O superintendente lembra que a área interna e o estacionamento da UFG, localizada na Fazenda Santo Antônio, também vão receber pavimentação asfáltica. O serviço, nessa etapa, corresponde a 2 quilômetros e deve ser concluído até outubro.

Além do Eixo Leste-Oeste IV, a prefeitura construirá outros quatro novos eixos, sendo eles no sentido Leste-Oeste, proporcionando melhor deslocamento, principalmente na macrorregião do setor Garavelo até a Avenida Rio Verde, na divisa com a capital. Ao todo, serão 26,1 quilômetros de vias pavimentadas e duplicadas. Assim como o Leste-Oeste 04, o Eixo Leste-Oeste 01 também está em obras. Para realizar todo esse complexo de obra viária, a administração municipal obteve financiamento na ordem de R$ 72 milhões.

Eixos irão transformar a mobilidade urbana de Aparecida

A estimativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia é concluir em um curto prazo de tempo construção de cinco novos eixos estruturantes que irão interligar as regiões leste e oeste da cidade. As obras vão melhorar a mobilidade urbana em toda região do Grande Garavelo, oferecendo novas alternativas para o tráfego de veículos e também desafogando pontos com grande movimentação nos horários de pico.

Os quatro novos complexos viários na região Oeste serão chamados de Eixo Leste-Oeste 01, Eixo Leste-Oeste 02, Eixo Leste-Oeste 03, Eixo Leste-Oeste 04 e Eixo Leste-Oeste 05. “Essas obras de mobilidade urbana são muito importantes para o desenvolvimento social e econômico da cidade, como um todo. É um presente que Aparecida ganha hoje. Isso trará mais valorização, e facilitará para as pessoas que moram na região do Grande Garavelo se deslocarem e se movimentarem pelo município”, avaliou o prefeito Gustavo Mendanha na época do lançamento.

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AO MAPA DOS CINCO EIXOS

Eixo Leste-Oeste 01

As obras do Eixo Leste-Oeste 01, que é o maior dos cincos que serão construídos, já foram iniciadas. Parte do projeto já foi executado com a pavimentação asfáltica e implantação do sistema de drenagem nos setores Buriti Sereno e Goiânia Park Sul. No momento, as empresas contratas pela Prefeitura de Aparecida estão construindo bueiros nos dois bairros e também a ponte que ligará o Jardim Helvécia ao Bairro Cardoso na Rua Guajupia.

Com 8,9 quilômetros de extensão, o Eixo Leste-Oeste 01 passará pelos bairros Jardim Maranata, Jardim Alto Paraíso, Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia.

Eixo Leste-Oeste 02

As obras de construção do Eixo Leste-Oeste 02 serão iniciadas logo após o período chuvoso. O novo ramal viário terá 4,8 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Buriti Sereno, Jardim Veneza, Parque das Nações, Jardim Itapuã e Morada dos Pássaros, onde será construída uma ponte além de galerias pluviais.

Eixo Leste-Oeste 03

O terceiro eixo estruturante terá 3,6 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Jardim Boa Esperança, Serra das Brisas, Aeroporto Sul e Goiânia Park Sul. As empresas contratadas já estão construindo bueiros no trecho que corta o bairro Goiânia Park Sul, nas proximidades da Alameda Campinas. Nos próximos meses, após período chuvoso, serão iniciadas as obras de pavimentação e iniciando a e de construção de mais um bueiro celular.

Eixo Leste-Oeste 04

O Eixo Leste-Oeste 04 será fundamental para o desenvolvimento da Região Leste de Aparecida. Com 5,7 quilômetros de extensão, a via será continuação da Avenida Santana possibilitando ligação direta ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo que será construído na mesma região. As obras, que foram paralisadas em virtude das fortes chuvas neste período do ano, serão retomadas nos próximos meses.

Eixo Leste-Oeste 05

O Eixo Leste-Oeste 05 irá ligar o Jardim Buriti Sereno ao Anel Viário. Para isso, serão pavimentados cerca de quatro quilômetros de vias. As obras serão iniciadas em breve.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)